11 lugares que serviram de cenário para os filmes de Harry Potter

Todo bom potterhead sabe que 31 de julho é dia de celebrar o bruxinho mais amado de todos os tempos – e que completa hoje 42 anos de idade. Com uma legião de fãs espalhados pelo planeta, a franquia criada por J.K.Rowling com certeza deixou sua sua magia no mundo. E embora os livros estejam recheados de inspirações de lugares reais, os oito filmes contaram com locações que de fato existem e podem ser visitadas.

Depois de vasculhar o IMDb e o National Trust, fundo nacional voltado para a conservação do patrimônio histórico e natural do Reino Unido, separei 11 lugares reais onde foram gravadas cenas dos oito filmes de Harry Potter. Confira abaixo! 🪄

Estação King’s Cross

A icônica estação King’s Cross é clássica no Wizarding World. Foto: Andrea David (@filmtourismus)

Começando pelo começo, a estação King’s Cross, em Londres, não só é mencionada nos livros como também serviu para a gravação de diversas cenas dos filmes! Afinal, no universo de Harry Potter, é na estação londrina que está localizada a famosa plataforma 9 ¾.

Alnwick Castle

Apesar das tomadas aéreas do castelo de Hogwarts terem sido gravadas a partir de uma maquete, o Castelo de Alnwick, em Northumberland, no norte da Inglaterra, serviu de background para algumas cenas externas da Escola de Magia e Bruxaria, especialmente no primeiro filme da saga.

Viaduto Glenfinnan

Se você achou que aquelas tomadas de tirar o fôlego do Expresso de Hogwarts foram puro CGI, achou errado! O imponente Viaduto Glenfinnan, nas terras altas da Escócia, foi construído no final do século XIX e aparece em algumas tomadas dos filmes – a mais famosa é a que Harry e Rony estão no Ford Anglia voador do Sr. Weasley, em A Câmara Secreta (2002).

Bodleian Library

A Bodleian Library é, na verdade, um conjunto de bibliotecas da Universidade de Oxford. Fundada por Sir Thomas Bodley e aberta em 1602, não só representa o maior sistema de bibliotecas acadêmicas do Reino Unido como também foi frequentada por figuras como C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien.

A Duke Humfrey’s Library, na Bodleian Library, serviu de locação para a cena em que Harry caminha à noite pela biblioteca de Hogwarts com a Capa da Invisibilidade, em A Pedra Filosofal (2001).

Já o Divinity School, também parte da Bodleian Library, foi locado para ser a enfermaria da Escola de Magia e Bruxaria, também em A Pedra Filosofal.

É possível visitar a a Bodleian Library em tours privados.

New College 

Os claustros do New College, também na Universidade de Oxford, aparecem em O Cálice de Fogo (2004) na cena em que Draco Malfoy é transformado em um furão pelo professor Alastor “Olho-Tonto” Moody.

Christ Church College

O Christ Church College é uma das muitas faculdades da Universidade de Oxford – claramente uma queridinha do cinema, certo? 😉

Para além de um espaço acadêmico, o Christ Church College emprestou muitos de seus ambientes para a franquia Harry Potter, como escadarias e corredores. Mas, o local mais famoso é, sem dúvida, o Grande Salão, onde são servidos os fartos banquetes de Hogwarts.

Lacock Abbey

A abadia em Lacock, Wiltshire, interior da Inglaterra, é famosa entre os produtores de cinema! Você provavelmente já viu a construção em A Pedra Filosofal (2001), A Câmara Secreta (2002), O Enigma do Príncipe (2009) e Os Crimes de Grindelwald (2018), além de em longas como A Outra (2008) e Downton Abbey (2018), de acordo com o IMDb e com o National Trust.

O interessante, porém, é que a construção do século XIII já foi o lar de William Henry Fox Talbot, inventor do negativo usado na fotografia, e hoje pode ser visitada, já que é um museu.

Hardwick Hall

Se você é potterhead, provavelmente conhece Hardwick Hall como a sinistra Mansão Malfoy. De acordo com matéria da BBC, as tomadas externas foram gravadas com o auxilio de um helicóptero; as internas foram feitas em estúdio montado a partir de fotografias de Hardwick Hall.

E assim como os demais locais elencados neste post, a propriedade do século XVI, localizada em Derbyshire, pode ser visitada!

Freshwater West

O memorial em homenagem a Dobby é formado por meias e pedras com mensagens. Foto: BBC

Se você é sensível, prepare os lencinhos!

A praia de Freshwater West, em Pembrokeshire, País de Gales, é onde a morte do elfo doméstico Dobby foi gravada. O detalhe é que, na praia, é possível encontrar um túmulo, formado por pedras e pares de meias, em homenagem ao elfo.

No início de 2022, porém, o National Trust iniciou uma pesquisa pública para entender se o memorial feito por fãs deve ou não continuar na praia de Freshwater West. Um dos principais argumentos é que, a longo prazo, a iniciativa não é sustentável. A enquete ficou aberta até o final de maio deste ano e, por enquanto, ainda não há novidades sobre o assunto.

Seven Sisters

Seven Sisters é um conjunto de falésias de giz em Exceat, East Sussex, na Inglaterra. As falésias, voltadas para o Canal da Mancha, serviram de locação para a cena em que Harry, Hermione, os Weasley e os Diggory encontram o portal que os leva para a Copa Mundial de Quadribol, em O Cálice de Fogo (2004).

Warner Bros. Studio Tour London

Por último, mas não menos importante, é possível visitar os estúdios da Warner em Leavesden, nos arredores de Londres!

Ao longo de oito filmes a produção de Harry Potter colecionou sets, adereços e figurinos. Quando as gravações do último longa (As Relíquias da Morte – Parte 2) terminaram, em 2010, a equipe por trás da franquia se viu com centenas de artefatos icônicos nas mãos. Então, em 2012, o estúdio abriu suas portas para o público.

São diversas modalidades de tickets para uma experiência bastante imersiva e autêntica pelo The Wizarding World of Harry Potter. Importante lembrar que a visita ao estúdio não se trata de um parque de diversão, mas sim de um tour pelos bastidores onde os filmes foram gravados.

Você já conhece alguma dessas locações?

Confira outros conteúdos sobre The Wizarding World of Harry Potter no A Gi Viaja! 🦉

Capa:

Jack AnsteyUnsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s