Em 2014 eu estava em Paracas, Peru, presa no hotel por conta de uma forte tempestade de areia quando bateu a vontade de criar um blog para compartilhar algumas aventuras. Afinal, qual a chance de eu, uma brasileira natural de São Paulo capital, ficar ilhada devido a uma tempestade de areia de novo? Bom, na mesma hora abri o celular e criei um login no WordPress. Meu primeiro blog nasceu naquela tarde. Dias depois, já no Brasil, coloquei de fato minha ideia em prática: planejei o layout, suei para arrumar um nome (a parte mais difícil, na minha opinião), revisei fotos e caderninhos de anotações, escrevi os primeiros posts e lutei contra o sentimento de “posto ou não posto?”.
O Minha Dromomania seguiu crescendo por pouco mais de um ano e meio. Mas, conforme o tempo foi passando, ter um blog já não me deixava tão animada quanto antes. Eu estava desmotivada. Não gostava mais do nome – apesar do significado ser bem legal (vício em viajar), ele era pouco funcional -, o fato de existirem milhares de blogs de viagem, bons e ruins, me deixava um pouco frustrada e a cada novo usuário que o blog atingia mais eu percebia que não sabia qual rumo queria tomar com ele. Na época em que esses questionamentos começaram a permear a minha mente, fui morar em Coimbra por conta de um intercâmbio. O resultado? Larguei o Minha Dromomania de vez.
Lá para outubro de 2016, depois de quase um ano sem escrever em blog, finalmente resolvi absorver as descobertas e experiências que vieram com o Minha Dromomania para a criação de um novo projeto: o Por aí, ali e aqui, que em 10 de janeiro de 2020 virou o A Gi Viaja!. Aos poucos, também trouxe os textos originalmente publicados no Minha Dromomania para cá, melhorados e atualizados.
A proposta por trás do Por aí, ali e aqui era criar um espaço totalmente pessoal, onde eu escreveria sobre o que eu quisesse e do jeito que eu quisesse, abordando um pouco de tudo dentro do grande universo que é viajar, como dicas simples e perrengues, mas também pincelando outros assuntos que acho interessantes, como resenhas de filmes e séries. Claro, minha intenção é que tudo aqui esteja relacionado ao tema viagem sempre que possível e que o conteúdo possa vir a ajudar aqueles que caírem por essas bandas.
Por fim, acho justo falar que, no fundo, escrever e publicar fotos de viagens no blog é o jeito que encontrei de manter minhas memórias, descobertas e experiências vivas. Assim sendo, posso dizer que este espaço também funciona quase como um diário para mim.
Como não sou muito chegada em escrever texto de apresentação falando quem sou, onde habito e do que vivo, segue um brevíssimo relato sobre a minha pessoa para você, leitor, não ficar tão perdido:
Meu nome é Giovana H. Meneguin, tenho 26 anos e sou a jornalista que já se meteu tanto no mundo da assessoria de imprensa quanto da publicidade, trabalhando com criação de conteúdo para grandes clientes de entretenimento e tecnologia. Atualmente moro em São Paulo, minha terra natal, e vez ou outra me aventuro no mundo subaquático (menos do que eu gostaria, confesso). Também fiz uma tentativa de segunda graduação em História, mas as vontades e sonhos me levaram para outros caminhos.
Sou do signo de Libra, com ascendente em Sagitário, lua em Leão e vênus em Virgem. Eu não acredito em favoritos – filme favorito, ator favorito, música favorita, banda favorita e por aí vai – afinal, se tem tanta coisa incrível no mundo, por que eu tenho que escolher uma só? Vira e mexe eu reescrevo esta página, pois acredito que somos constantes e estamos sempre mudando e evoluindo, o que é lindo por si só!
Se você quiser saber um pouco mais sobre mim, pode clicar aqui no Medium, onde coloco uns textos bem pessoais e alguns trabalhos publicados, aqui no meu LinkedIn ou me acompanhar pelo Instagram, onde eu adoro desabafar nos Stories sobre assuntos aleatórios! E, se te interessar, faço review dos filmes e séries que assisto no Letterboxd! 😉
Ah! Já escrevi um livro-reportagem sobre as ilhas flutuantes de Uros, que ficam entre Peru e Bolívia no lago mais alto do mundo: o Titicaca. Los Uros foi o meu trabalho de conclusão de curso da faculdade e hoje é um projeto especial que está só no começo.
Importante falar:
1) No início, minha ideia era postar textos semanalmente. Depois, passeia a me contentar com artigos mensais. Mas, infelizmente, as demandas da vida adulta falam mais alto e não permitem que eu poste com uma frequência satisfatória. Por essa razão, eventualmente o espaçamento entre as publicações pode ser grande.
2) Todo conteúdo publicado, texto e imagem*, no A Gi Viaja! é produzido por mim. Além de deixar os relatos mais interessantes e pessoais, isso significa que por aqui você vai encontrar opiniões sinceras e sem firulas.
3) Atualmente, meu mapa está assim.
4) Aqui você pode ler as minhas avaliações no TripAdvisor. E aqui as da Booking.com.
5) A foto que está no topo desta página foi tirada na Mesquita Hassan II, em Casablanca, no Marrocos, em 2015.