Como aproveitar São Paulo em um final de semana: de pontos turísticos badalados a cafezinho na Serra!

Cidades como São Paulo são sinônimo de agitação e entretenimento. Um verdadeiro leque de opções, a capital paulista dificilmente decepciona aqueles que adoram a vibração de cidade grande, mas ainda assim é capaz de surpreender aqueles que preferem passeios mais calmos. E com a retomada da rotina após o período mais crítico da pandemia, o que não faltam são programas para todos os tipos de pessoas a qualquer hora do dia.

Mas, vamos combinar, às vezes até os mais ousados podem sentir certa dificuldade na hora de aproveitar o que São Paulo tem oferecer. Então como desfrutar de uma cidade grande em pouco tempo?

Bom, depois de algumas viagens, aprendi que o primeiro ponto é entender que dificilmente você vai conseguir conhecer todas as opções de lazer em uma única visita. Então, o segredo é selecionar com base nos seus gostos e interesses.

Nascida e criada em São Paulo, eu gosto de programas que envolvam cultura e lugares diferentes para experimentar um prato novo ou tomar um drink e colocar o papo em dia com os amigos. Então, abaixo listei algumas opções de passeios que considero bem legais para curtir São Paulo em um final de semana! Confira:

Sexta-feira

A sexta-feira paulistana pede por um cineminha – especialmente para aqueles que adoram fechar a semana com um programa mais tranquilo e com muita pipoca! 🍿 Além das inúmeras salas presentes nos shoppings centers espalhados pela capital, São Paulo também oferece cinemas mais tradicionais, como o clássico Cine Belas Artes, na Rua da Consolação, a Reserva Cultural, na Avenida Paulista, ou então o Open Air, cinema ao ar livre e itinerante que acontece em datas específicas no Jockey Club.

Sábado

Sabe aquele ditado “matar dois coelhos de uma cajadada só”? Uma passada na Avenida Paulista com certeza vai render diversos checks na sua lista de coisas para fazer em São Paulo! Começar o dia visitando o MASP, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural e a Japan House pode dar aquele gás no seu dia. E embora a Paulista feche somente aos domingos, um sábado pela região não é de se jogar fora já que possibilita driblar (mesmo que só um pouquinho) a muvuca dominical.

Depois, vale uma parada no Mug Café & Brunch, na Rua Pamplona, ou então uma esticada até o Bodogami, restaurante focado em iguarias orientais e jogos de tabuleiro localizado na Liberdade – aliás, se decidir andar pela Liberdade, saiba que você vai enfrentar uma verdadeira multidão pelas ruas do bairro japonês.

Para fechar a noite de sábado em São Paulo, sugiro experimentar algum barzinho pela Rua dos Pinheiros ou Fradique Coutinho, como o sofisticado bar TanTan e o bistrô Rendez-Vous, ou então o divertido bar Spoiler, na Eugênio de Medeiros. E se você é do time da pizza, a Ciao ou a Da Mooca Pizza Shop são ótimas pedidas! 🍕🍸

Domingo

O combo pastel de feira e caldo de cana é quase que mandatório em um domingo de manhã. Hoje, São Paulo conta com mais de 800 feiras de rua, de acordo com a Secretaria Municipal de Subprefeituras, e com certeza você irá encontrar uma próxima de você sem muita dificuldade.

E, se você tiver pique, por que não dar uma voltinha pelo centro da cidade? Banespa (atual Farol Santander), Galeria do Rock e Theatro Municipal, cujo restaurante serve brunch e almoço, e Edifício Copan são algumas opções para quem está disposto a mergulhar na história de Sampa. Mas para além de locais que rendem boas fotos urbanas, ao andar pelo centro de São Paulo, é preciso ter em mente que o centrão mudou muito com o passar dos anos e hoje concentra muita pobreza, violência e descaso público. Por isso, é preciso andar com atenção especial em locais como Marco Zero, Praça da Sé, Praça da República e Mercadão.

Por outro lado, se você gosta de passeios mais voltados para a natureza, uma boa pedida (que ainda é pouco popular entre os paulistanos) é tomar um café na Serra da Cantareira. A Estrada da Roseira, que fica na divisa entre São Paulo e Mairiporã e cujo acesso se dá pela Zona Norte da capital, abriga diversos cafés deliciosos, como o Manacá e o Chalé das Flores, que com certeza valem umas horinhas. 😉

Confira outros conteúdos sobre São Paulo no A Gi Viaja! 🙂

Capa:

Joao TzannoUnsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s