9 lugares que supostamente inspiraram J.K.Rowling a escrever a saga Harry Potter

Desde que Harry Potter nasceu, lá em 1997, o que não faltam são teorias e suposições sobre os mais diversos lugares ao redor do mundo que teriam inspirado J.K.Rowling a criar alguns dos cenários icônicos da saga. Livraria em Portugal, cafeteria na Escócia e até algumas das ruas mais esquisitas da Europa fazem parte da extensa lista.

Mas será que essas tais inspirações que circulam pela internet são #Fake ou #Fato? 🤔

Bem, em 2020, a autora resolveu ela mesma colocar um basta nessa questão.

Em uma longa thread de Twitter, J.K não só disse que estava pensando em colocar em seu site “uma seção sobre todas as supostas inspirações de Potter” como também elucidou alguns dos supostos lugares que teriam inspirado a saga do bruxinho.

Abaixo, compilei os principais lugares citados pela autora de Harry Potter para ninguém mais cair em cilada e se deixar levar por lugares que “com certeza levaram a autora a criar x, y e z”. Confira:

The Elephant House

Dentre as muitas especulações que pipocam entre os fãs, algumas são sobre o lugar onde Harry Potter teria nascido. Ou seja: onde J.K. Rowling teria começado a escrever a saga.

Segundo alguns, a charmosa cafeteria escocesa The Elephant House teria sido esse lugar – o próprio estabelecimento se autointitula como “local de nascimento de Harry Potter”.

Contudo, no Twitter, a autora da saga explicou que já estava escrevendo os livros há algum tempo quando foi à cafeteria pela primeira vez. Segundo ela, o que aconteceu foi que, de fato, ela chegou a escrever uma coisa ou outra no café de Edimburgo. Mas não, não foi na The Elephant House que o bruxo mais amado do mundo nasceu.

J.K também comentou que o lugar onde ela teve as primeiras ideias para a sua história foi em um trem, no trecho Manchester-Londres. E foi em um apartamento alugado, em Clapham Junction, que ela começou a colocar tudo no papel.

Livraria Lello & Irmão

Se teve um lugar que faturou com o título de “inspiração para Harry Potter” foi a Livraria Lello & Irmão, no Porto.

Apesar de histórica e linda, o movimento da livraria aumentou significantemente quando começaram a surgir boatos de que o local teria servido de inspiração para J.K criar cenários como sala do diretor Alvo Dumbledore, em Hogwarts, e a livraria Floreios & Borrões, no Beco Diagonal. Eu mesma confesso que a grande motivação por trás da minha vista à Lello foi a suposta ligação com a saga Harry Potter.

Inclusive, a busca pela Lello & Irmão cresceu tanto que a livraria começou a cobrar a entrada.

Mas, boatos são boatos, e Rowling revelou que não. Além da Lello não ter servido de inspiração para Hogwarts e suas histórias, ela nunca chegou a visitar a livraria!

Rua Shambles, rua Gandy, e Cecil Court

Quando o assunto é “inspirações de Harry Potter”, o Beco Diagonal com certeza está entre os lugares favoritos dos fãs para especulações.

Diversos becos ao redor do mundo já foram palco de suposições, mas a rua Shambles, em Yorkshire, a rua Gandy, em Exeter, e a Cecil Court, em Londres, estão entre as mais citadas e, segundo boatos, teriam inspirado a autora a criar o icônico lugar onde bruxos e bruxas inglesas vão às compras.

Mas de acordo com J.K, nenhuma das ruas originou o Beco Diagonal!

Nicolsons Cafe

Se você estava achando que a thread do Twitter serviu apenas para lavação de roupa suja, achou errado! Dentre os muitos boatos que circulam, há também os verdadeiros. E um deles é sobre o Nicolsons Cafe, em Edimburgo.

Bem como muita gente já especulava, J.K revelou que sim, ela de fato escreveu muitos capítulos da saga Harry Potter enquanto saboreava um cafezinho na cafeteria escocesa.

Severus Road

Para além de esclarecer alguns fatos, J.K.Rowling aproveitou a deixa para também trazer algumas curiosidades aos fãs!

E uma das novidades diz respeito a um dos personagens mais queridos e complexos da saga: o professor Snape.

Segundo Rowling, quando ela morava em Clapham passava todos os dias pela placa da imagem acima, no caminho para o trabalho. Anos depois dos livros já terem sido publicados, ela se deu conta de que a placa foi o verdadeiro pontapé para o primeiro nome do professor Snape ser… Severo.

Bourneville Hotel

Achou que o polêmico jogo bruxo ficaria de fora?

De acordo com a autora, o antigo Bourneville Hotel, em Manchester, não serviu de inspiração para nenhum dos muitos cenários que aparecem nos livros. Mas foi nesse hotel que ela teria inventado, em 1991, o famoso jogo de Quadribol após uma estadia de uma noite.

Mas e Hogwarts?

Assim como o Beco Diagonal, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts também é alvo de diversas suposições. Mas J.K deixou claro que nenhuma delas condiz com a realidade. “Às vezes eu ouço que Hogwarts foi baseada em uma ou outra escola de Edimburgo, mas isso é 100% falso”, escreveu a autora no Twitter.

“Hogwarts foi criada muito antes de eu colocar os olhos em alguma delas! Mas de fato terminei As Relíquias da Morte no Hotel Balmoral, e eu diria até que ele é um pouco mais alto que o Bournville“, ela acrescentou.

E quais foram as inspirações reais para Harry Potter?

Bom, de acordo com a autora da saga, as verdadeiras inspirações para a história são menos estratosféricas do que as pessoas pensam.

J.K.Rowling terminou a thread com a seguinte declaração:

“Um verdadeiro tour pelas ‘inspirações’ de Harry Potter seria um guia apontando uma vara para a minha cabeça, o que seria zero divertido e ninguém compraria ingresso. Se eu de fato tivesse me inspirado em cada prédio antigo, beco assustador, pub, cemitério e passagem subterrânea que as pessoas falam, eu teria gastado os meus 20 e poucos anos em uma viagem interminável de carro por locações, e eu prometo que isso não aconteceu. O que eu mais fazia era sentar em lugares onde eu podia comprar um café barato ou bancar o aluguel.”

Por fim, vale lembrar que tanto a thread de Twitter de J.K.Rowling quanto este texto referem-se aos livros e supostas inspirações para a construção do universo literário, não tendo relação com a série de filmes.

Confira outros conteúdos sobre The Wizarding World of Harry Potter no A Gi Viaja! 🦉

Capa:

Rae TianUnsplash

2 comentários sobre “9 lugares que supostamente inspiraram J.K.Rowling a escrever a saga Harry Potter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s