10 filmes para inspirar sua visita à Universal Studios em Orlando

Ação, aventura, drama, suspense, terror e fantasia são algumas das palavras que podem ser facilmente associadas aos parques do Universal Orlando Resort. Além das atrações que tiram o fôlego, o complexo oferece cenários capazes de fazer jus ao sucesso dos filmes que passaram pelo estúdio.

Mas, antes de embarcar rumo à diversão, que tal aquecer com alguns clássicos do Universal Studios?

Veja também as animações da Disney e da Pixar que podem inspirar a sua viagem. 😄

  • Ao longo dos anos, foram filmados centenas de longas nos estúdios Universal e, por isso, foi necessário um recorte para a criação deste post. Optei pelos clássicos do cinema mundial com atrações nos parques. Assim, foram selecionados 10 filmes, produzidos entre 1982 e 2017, listados em ordem cronológica, sendo que alguns tiverem suas sequências desconsideradas + bônus.
  • As atrações sugeridas ao longo desde post podem ser encontradas nos parques da Universal Orlando Resort (Universal Studios e Islands of Adventure).

E.T – O Extraterrestre (1982)

et

E.T foi, sem dúvida, um sucesso que emocionou muita gente. Dirigido por Steven Spielberg, estreiou em 11 de junho de 1982 nos cinemas estadunidenses e se manteve em primeiro lugar nas bilheterias durante um mês. A história sobre a amizade entre um garotinho e um extraterrestre estourou, e parte do sucesso se deve ao fato do filme ter sido gravado em ordem cronológica para que os atores expressassem reações mais reais.

O longa faturou quatro prêmios Oscar (melhor trilha sonora, melhor som, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros) e dois Globos de Ouro (melhor filme/ drama e melhor trilha sonora).

Felizmente, a atração E.T Adventure, no Universal Studios possibilita um maravilhoso passeio de bike pelos principais cenários mostrados no filme.

Trilogia De Volta Para o Futuro (1985|1989|1990)

back to the future

Fenômeno mundial e com uma bilheteria acima dos 360 milhões de dólares, De Volta Para o Futuro – Parte I chegou ao Brasil apenas no Natal de 1985. Mas, é fato que as aventuras de Marty McFly e Doc Brown na máquina do tempo marcam pessoas até os dias de hoje – aliás, no projeto original a máquina do tempo era uma geladeira (!!!) ao invés do DeLorean atingindo 88 mph enquanto o capacitor de fluxo libera 1,21 gigawatts por fusão nuclear.

No Universal Studios, pertinho da atração dedicada ao filme E.T, você pode ver uma réplica do DeLorean e da locomotiva de Doc Brown.

Trilogia Jurassic Park (1993|1997|2001)

jurassic park

Dirigido por Steven Spielberg, o primeiro filme chegou aos cinemas estadunidenses em 11 de junho de 1993 e contou ainda com o talento de George Lucas na pós-produção. A história foi inspirada no manuscrito de um livro, lançado por Michael Crichton em 1990, e rendeu duas sequências (O Mundo Perdido e Jurassic Park III). Jurassic Park foi o primeiro filme a utilizar o sistema DTS (Digital Theater Systems) – a profundidade sonora possibilitou uma atmosfera mais realista à película e também contribuiu para a conquista de três estatuetas do Oscar (melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som).

O sucesso da trilogia Jurassic Park foi tanto que rendeu uma nova sequência de filmes: Jurassic World – o primeiro longa foi lançado em 2015 (O Mundo dos Dinossauros), o segundo em 2018 (O Reino Ameaçado) e o último está previsto para estrear em 2021.

Uma das atrações mais legais do Islands of Adventure é Jurassic Park River Adventure, um passeio de barco pelo parque idealizado por John Hammond e tomado por dinossauros. Nessa parte do Islands há ainda o Camp Jurassic Pteranodon Flyers – atrações voltadas especialmente para crianças. Já no Jurassic Park Discovery Center você pode descansar, comer e aprender um pouco mais sobre os dinossauros.

MIB – Homens de preto (1997)

mib

MIB é um clássico de comédia sci-fi que chegou aos cinemas em 11 de julho de 1997. E o mais legal de tudo é que, de acordo com o site BadAstronomy (famoso por expor erros astronômicos nos filmes), MIB não deixa a desejar no quesito precisão dos fatos sobre astronomia. Além disso, a trilha sonora do filme vendeu mais de  3 milhões de CDs no mundo e rendeu a Will Smith um Grammy pela música tema (Men in Black). Vale lembrar também que, de acordo com os créditos finais, os animais e aliens usados no filme não sofreram maus-tratos.

Men in Black – Alien Attack é outra atração super divertida do Universal Studios, além de ser muito fiel à produção cinematográfica. E antes de ajudar a combater uma invasão alienígena com zappers, o visitante tem de passar pela agência MIB.

A Múmia (1999)

mummy

A Múmia foi o sexto filme mais rentável de 1999 – perdendo apenas para Star Wars: A Ameaça Fantasma, O Sexto Sentido, Toy Story 2, Matrix e Tarzan. E de acordo com o diretor Stephen Sommers, para criar o remake do filme homônimo de 1932, ele se inspirou em Indiana Jones (1981), Jasão os Argonautas (1963), As Aventuras de Robin Hood (1938) e Casablanca (1942). O filme, uma mistura terror e aventura, foi rodado em Marrakesh, Marrocos, e chegou até a homenagear os clássicos de terror da Universal, como Frankenstein (1931) na cena em que os cidadãos do Cairo são transformados em zumbis.

Se estiver passeando pelo Universal Studios, não deixe de ir na Revenge of the Mummy, uma montanha-russa irada que começa em meio à tumbas do antigo Egito. A atração levou dez anos para ser projetada e coloca os visitantes diante de situações de medo, como fogo, alta velocidade e escuridão.

O Grinch (2000)

grinch

Uma criatura verde que odeia o Natal. Essa é premissa de O Grinch, um filme baseado na obra de 1957 How the Grinch Stole Christmas (Como o Grinch Roubou o Natal, em português) de Dr. Seuss – o livro faz uma crítica a comercialização do Natal. O longa, ambientado em Quemlândia, encanta e desperta emoções em quem assiste a evolução da amizade entre Grinch e a garotinha Cindy Lou.

Todo o trabalho de maquiagem para transformar Jim Carrey no Grinch valeu a pena, pois o filme faturou uma estatueta do Oscar na categoria de melhor maquiagem – desde O Mágico de Oz (1939) nenhum outro filme havia usado tanta maquiagem.

No Islands of Adventure há uma área todinha dedicada à obra de Dr. Seuss, a Seuss Landing. Apesar de ser uma parte do parque voltada para o público infantil, vale super a pena bater perna por lá – lojas alegres, ambientes lúdicos e cheiro de algodão doce são garantidos. The High in the Sky Seuss Trolley Train Ride! é o trem no alto da Seuss Landing que garante lindas vistas panorâmicas do parque. Já The Cat in the Hat é um passeio bonitinho pelo universo da história homônima (conhecida no Brasil como O Gato).

Shrek (2001)

shrek

Shrek com certeza está no hall das animações clássicas – Shrek tem até sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood (LA). A história do ogro que embarca em uma aventura com um burro e uma princesa contém 23 personagens de outras narrativas, como Pinóquio, Príncipe Encantado, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Três Porquinhos e Gato de Botas. O filme ainda brinca com a música It’s a Small World, tema da atração homônima da Disney, ao substituir a letra original por uma paródia cantada por bonecos na entrada do reino de Duloc (Welcome to Duloc).

Shrek literalmente inaugurou a premiação de melhor filme de animação do Oscar, pois foi o primeiro longa animado a vencer uma estatueta na categoria.

Logo na entrada do Universal Studios está o Shrek 4-D, uma atração 4D que possibilita que o visitante experimente sensações dentro do mundo de Shrek em uma história ambientada entre o primeiro e o segundo filme da franquia.

Saga Harry Potter (2001 – 2011)

harry potter

A saga do bruxo mais famoso do mundo nasceu durante uma viagem de trem da autora J.K. Rowling e não poderia ficar de fora da lista. Não é por menos que os oito filmes da franquia estão entre as maiores bilheterias de todos os tempos. Para aprimorar a grandiosidade dos filmes, ao longo dos anos foram construídos 588 cenários e mais de 600 uniformes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para as gravações.

Filmes: A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe, As Relíquias da Morte I e As Relíquias da Morte II.

Curiosamente, apesar de todos os longas da franquia terem sido indicados a alguma categoria do Oscar (14 indicações no total), apenas Animais Fantásticos e onde habitam faturou uma estatueta, a de melhor figurino.

É fato irrefutável que as atrações mais cobiçadas dos parques do Universal Orlando Resort pertencem à franquia Harry Potter. No Universal Studios, está o Beco Diagonal (Diagon Alley), onde é possível se aventurar pelo banco de Gringotts em Harry Potter and the Escape from Gringotts (ou a atração com o dragão que solta fogo). Além de tirar fotos no Knight Bus é possível embarcar no Hogwarts Express diretamente da King’s Cross Station e com destino à Hogsmeade, localizada no Islands of Adventure. Por lá está uma das atrações mais incríveis do complexo da Universal: Harry Potter and the Forbidden Journey – uma aventura emocionante que já começa na fila, onde o visitante pode se deslumbrar com o interior do castelo de Hogwarts!

Para embarcar no Expresso de Hogwarts e transitar entre o Beco Diagonal e Hogsmeade é necessário ter ingresso válido para entrar nos dois parques no mesmo dia.

Transformers (2007)

transformers

Baseado numa linha de brinquedos da Hasbro, o longa dirigido por Michael Bay possibilitou que soldados e aeronaves militares reais fossem parar nas telas de cinema através de uma parceria entre Hollywood e o exército dos EUA. A versão cinematográfica do universo partilhado por seres humanos e autoboots tem o dedo de Steven Spielberg, que assina como produtor.

TRANSFORMERS: The Ride-3D, na Universal Studios, é a atração dedicada à franquia. Recheado de ação, a proposta do brinquedo é fazer com que o visitante se aventure em meio à uma disputa entre autobots e decepticons.

Kong: a ilha da caveira (2017)

kong.gif

Filmado na Austrália e no Vietnã, o longa conta com um elenco de peso, composto por atores como Brie Larson, Samuel L. Jackson, John C. Reilly e Tom Hiddleston. Além disso, os 100 metros de altura do monstro de A Ilha da Caveira faz com que ele seja o maior King Kong a aparecer nas telas de cinema – seu visual é uma mescla entre o King Kong de 1933 e o personagem da Toho de 1962.

Em julho de 2016, Skull Island: Reign of Kong inaugurou no Islands of Adventure. A atração é eletrizante e transporta o visitante para um mundo bastante realista. Assim como a maioria das atrações presentes nos parques de Orlando, a diversão começa logo na fila de Skull Island.

Bônus:

Meu malvado favorito (2010)

agnes-16

O sucesso foi tanto que emplacou duas continuações e um spin-off exclusivo dos minions.  Gru, as irmãs Agnes, Margô e Edith e os minions conquistaram muita gente – o longa faturou mais de 250 milhões de dólares (seu orçamento foi de 69 milhões) – e garantiram lugar entre as cinco animações com maior bilheteria de todos os tempos. A história do vilão que torna-se pai tem 95 minutos de pura fofura e diversão.

Despicable Me Minion Mayhem, logo na entrada do Universal Studios, propõe que os visitantes façam parte da legião de minions de Gru. Assim, em uma sala 4D, você experimenta a sensação de ser transformado em uma criaturinha amarela.

Capa:

Juan Pablo Melo

3 comentários sobre “10 filmes para inspirar sua visita à Universal Studios em Orlando

  1. Definitivamente E.T. é um dos melhores em Universal Studios. Eu adoro o trabalho de Steven Spielberg mas eu recomendo mais o seu trabalho no género de drama. Um dos melhores filmes é The Post. Para mim é um dos melhores do gênero. Mais que filme de drama, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. O filme de Steven Spielberg 2018 superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver com os filmes de Steven Spielberg. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s