Uma reflexão sobre mulheres e quartos compartilhados em hostels

Há algumas semanas, acabei chegando em um vídeo sobre a experiência que uma jovem teve em um quarto misto de hostel. E spoiler: não foi legal.

Longe de querer escrever um texto negativo ou passar uma ideia de que viajar sozinha é perigoso, acredito que, como mulher, é essencial sermos práticas e realistas. Então, primeiro, que fique claro que eu acho a experiência de viajar solo maravilhosa e gostaria que todas tivessem a oportunidade de realizar uma viagem sozinha pelo menos uma vez na vida.

Também quero esclarecer que de forma alguma este texto é sobre “como os hostels são ruins”. Porque não são. Hostels podem ser uma excelente mão na roda na hora de viajar barato, além de muitas vezes proporcionarem boas companhias para explorar o destino.

No entanto, alguns poréns são necessários já que o mundo não é o mar de flores que a gente vê todos os dias na internet. Quem dera fosse… Afinal, por trás de muitas fotos bonitas há muitos perrengues e relatos nem tão engraçadinhos assim.

Foto: Artur Voznenko

Fato é que quando assisti ao vídeo da influenciadora várias memórias da minha primeira vez totalmente sozinha em um hostel vieram à tona.

Assim como a menina do vídeo, minha viagem foi para a Espanha. E, assim como ela, cometi o erro de escolher o quarto misto do hostel. Em minha defesa, era mais barato e, como uma boa ‘mão de vaca’, nem pensei duas vez antes de dar o ok no site de reservas.

Então, imagine, assistir ao vídeo de 20 minutos no Youtube e passar os olhos pela aba dos comentários inevitavelmente levantou alguns alertas em mim sobre certos erros de principiante que cometi lá em 2015. Ah! E calma. Minha estada foi tranquila. Mas não por isso foi isenta de erros.

Ok. Mas se a minha estada foi boa e eu não passei estresse, por que estou escrevendo este texto?

Apesar da minha experiência ter sido boa, não vou negar que me arrependi assim que botei os pés no quarto misto. E não estou falando de limpeza, ambiente, privacidade ou coisas do tipo. Estou falando sobre dormir em um quarto onde mais 20 pessoas, homens e mulheres, entravam e saiam a todo o momento. E também sobre dormir em uma cama exposta com pessoas desconhecidas ao lado (leia-se homens).

Ah! E antes que você pense algo como “foi escolha sua”, bem… foi. Mas só quem é mulher talvez consiga entender a sensação que quero passar aqui.

Infelizmente, vivemos em um mundo machista, ainda longe da equidade entre os gêneros, e, portanto, estamos mais suscetíveis a situações desagradáveis e absurdas. Por isso, é preciso estar precavida, já que nem sempre podemos contar com o auxílio de outros e somos nós por nós mesmas.

E, convenhamos, a gente sabe bem que aquela histórias de “o maior medo de um homem é ter a carteira roubada, enquanto o maior medo de uma mulher é ser assediada ou abusada” de falácia não tem nada.

Então na tentativa de ajudar alguma mulher que está pensando em se jogar no mundo, listei algumas dicas que considero bastante importantes (e que podem auxiliar a driblar uma possível cilada) na hora de nós, mulheres, reservamos um quarto de hostel. Confira abaixo! 😉

8 dicas na hora de reservar o hostel

  1. Dê preferência aos quartos individuais ou femininos.
  2. Cheque se há recepção 24h no hostel.
  3. Pesquise sobre a hospedagem que você escolheu e leia a avaliação dos outros hóspedes, inclusive nas redes sociais do lugar.
  4. Certifique-se de que você terá sinal de celular durante a sua estada.
  5. Antes de fechar, pesquise preços! Em alguns lugares um quarto de hotel pode não só valer mais a pena como também apresentar maior segurança.
  6. Converse com outras mulheres e aproveite as comunidades de viajantes nas redes, como o grupo global Girl Gone International no Facebook.
  7. Lembre-se: às vezes, o barato sai caro.
  8. Siga sempre a sua intuição!

Você já se hospedou em um quarto compartilhado? Conte como foi a experiência! ✈️

Capa:

Artur VoznenkoUnsplash

2 comentários sobre “Uma reflexão sobre mulheres e quartos compartilhados em hostels

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s