Começando este texto em modo direto ao ponto… a resposta para a pergunta-título é sim! Cidadãos brasileiros podem adentrar outras terras sem passaporte.
E, acredite, é mais simples do que parece. Olha só:
Brasileiros podem viajar para países membros do Mercosul (Mercado Comum do Sul) portando apenas o RG (cédula de identidade civil original). São eles: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Esses países também aceitam outros documentos, como a cédula de identidade do Mercosul.
Dica: se você pretende viajar sem passaporte, além do registro de identidade original, vale a pena levar uma cópia do RG e de outros documentos, como CPF e CNH, na viagem. Isso porque essas cópias podem ser muito úteis em caso de perda do original.
Dê olhos nos poréns…
É fato que utilizando apenas o RG no exterior as situações que requerem o passaporte, como a imigração, podem ser um pouco mais lentas. Em alguns casos, funcionários locais podem solicitar uma outra documentação para melhor identificação. Por isso, vale lembrar que o RG deve estar em bom estado e com uma fotografia atual.
Essa possibilidade de ir para o exterior sem o documento é ótima para aqueles que moram em cidade pequenas, onde a elaboração de um passaporte pode ser muito demorada.
Mas se você já tem o passaporte, não tem porque não levá-lo na viagem. Viajar pelo interior de países latino-americanos portando apenas o RG pode gerar certo estresse, visto que faltarão informações sobre você para a segurança local.
Caso você viva em uma cidade grande e não tenha passaporte, mas tem vontade de realizar uma viagem para algum dos destinos citados acima, com certeza vale a pena fazer um!
O que fazer se sua identidade (RG) for roubada no exterior?
A recomendação é que você faça um boletim de ocorrência em uma delegacia local e se dirija ao consulado brasileiro. Então o consulado poderá fornecer uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). Geralmente, para a emissão dessa autorização é necessário apresentar uma identificação, por isso leve cópias de seus documentos durante a viagem, por via das dúvidas.
Atualizado em 24 de janeiro de 2022 às 10h17
3 comentários sobre “É possível viajar sem passaporte?”