Dicas para fazer intercâmbio

Em algum momento da vida, a maioria das pessoas acaba tendo vontade de fazer intercâmbio. Viajar para outro país, conhecer gente nova, aprender, ter experiências diferentes e lidar com o desconhecido, tudo isso está no imaginário de quem pretende passar uma temporada fora do país.

Contudo, se aprofundarmos mais no assunto, questões do tipo “por onde começo?”, “para onde vou?”, “quanto custa?” e “quanto tempo devo ficar fora?” começam a surgir e tornam uma ideia que, a principio, é maravilhosa, em algo assustador.

Pensando nisso, abaixo elaborei um guia simples, mas que pode ajudar você na hora de começar a pensar em um intercâmbio! Confira! 😉

Por onde eu começo?

Objetivo da viagem

Quando o assunto é fazer um intercâmbio, vale pensar no seguinte: “por que eu quero fazer intercâmbio?” e “o que eu espero dele?”.

Ter em mente o que você pretende com essa experiência é um importante passo para decidir questões cruciais como o tipo de intercâmbio, local e duração. Curso de idioma, trabalho voluntário, trabalho remunerado, au pair, curso livre, mestrado e por ai vai. Qual opção mais se encaixa com o que você quer? Definir o objetivo da sua viagem com certeza fará uma grande diferença na hora de colocar o plano em prática.

Socializar

Uma boa saída para ajudar você a decidir sobre o seu intercâmbio é conversar com quem já fez um! Vale falar com amigos, colegas de trabalho, conhecidos e até mesmo entrar em grupos de intercâmbio ou viagens no Facebook para perguntar o ponto de vista do pessoal. Não se esqueça de construir a sua própria opinião a partir de contatos para, assim, realizar uma viagem que tenha a sua cara.

Além disso, a maioria das grandes cidades brasileiras promove feiras de intercâmbio ao longo do ano. Elas são ótimas para você ficar por dentro dos programas para estrangeiros das instituições do mundo todo.

Destino

Já sabe o que quer fazer lá fora? Então um bom passo é se informar a respeito dos países que oferecem esse modelo de intercâmbio. Durante a pesquisa, procure fugir do senso comum.

Estados Unidos e Inglaterra são os destinos mais procurados por quem quer aprender inglês. Mas você já pensou em Malta? Ou na Nova Zelândia, Canadá e Austrália?

Cursos e graduação você pode pesquisar nos sites de escolas e universidades do mundo inteiro. A maioria das instituições estrangeiras aceita estudantes de outros países, basta fuçar o site e ficar por dentro do processo de candidatura. Muitas universidades nacionais possuem convênios e oferecem bolsas de estudo no exterior, vale checar com a sua instituição de ensino.

O trabalho voluntário pode ser feito em diversos países, como África do Sul e Peru. Contudo, você sabia que é possível ser voluntário em escolas na Polônia? Há vários destinos para escolher, sem contar que você pode trabalhar com crianças, animais ou meio ambiente.

Agências de intercâmbio

Intercâmbios voltados para aprender uma língua, como inglês, francês e espanhol, são muito comuns e relativamente fáceis de encontrar. A maioria das agências de intercâmbio disponibiliza pacotes com esse fim, basta você pesquisar as escolas oferecidas por essas empresas, bem como os valores, duração e opções de países. As cias mais comuns nesse ramo são a STB e CI. Não se esqueça de pesquisar a escola que você escolheu, independentemente do que o pessoal da agência fala dela, procure saber se ela é uma instituição de ensino séria.

A AIESEC e a CI oferecem opções de intercâmbios voltados tanto para o trabalho voluntário quanto para o remunerado. Basta pesquisar a fundo a instituição que você pretende ajudar (isso é muito importante em um trabalho voluntário: saber o máximo sobre a instituição). Saiba que a AIESEC é uma organização estudantil sem fins lucrativos, portanto uma viagem por ela é muito mais barata.

No Brasil, a STB é a intermediaria para a realização do famoso “trabalho na Disney”, o Cultural Exchange Program. O intercâmbio dura, mais ou menos, três meses e você pode trabalhar com remuneração em uma das diversas funções dos parques, tanto o da Califórnia quanto os de Orlando.

Através de sites como o Worldpackers você pode oferecer trabalho em troca de hospedagem, geralmente em hostels. Dá para trabalhar com comunicação, pintura e muito mais. Há também diversas agências, como a STB, que fazem o trâmite para quem quer ser au pair, principalmente nos EUA.

Empresas de intercâmbio, escolas ou universidades no exterior também oferecem cursos de curta ou longa duração nas mais diversas áreas, como tecnologia, moda e comunicação. Logo, muitos desses cursos podem ser fechados diretamente com a instituição. Por isso, se algum tema chama a sua atenção pesquise as universidades pelo mundo que oferecem cursos de curto prazo.

Você já pensou em cursar a faculdade no exterior? Saiba que muitas universidades brasileiras, privadas ou não, oferecem um período de mobilidade a seus alunos. Checou se a sua é uma dessas? Além disso, através de programas como o Erasmus é possível se candidatar à universidades estrangeiras, há a possibilidade de fazer graduação, pós ou mestrado. Outra opção para os brasileiros é o ENEM, pois por meio dele é possível entrar em universidades portuguesas.

Não esqueça que, em caso de dúvidas, é muito importante você entrar em contato com a empresa por trás do seu intercâmbio, assim, você fica a par de todos os trâmites da viagem.

Duração e gastos

Quanto tempo eu posso ficar fora? 1 mês, 3 meses, 6 meses ou 1 ano? Tenha em mente que a duração da viagem pode variar de acordo com o programa escolhido.

Tenho dinheiro suficiente para sobreviver durante esse período no destino que quero? Qual é a moeda usada nesse país?

Aliás, programe-se o quanto antes para comprar a moeda do país de destino. Além disso, procure calcular uma média de gasto diário, assim você terá uma ideia de quanto de dinheiro levar em forma física.

Em geral, entenda como gastos os seguintes itens: passagens aéreas, moradia, alimentação, lazer e hábitos pessoais (higiene, passeios, compras).

Há também a questão de enviar dinheiro para o exterior. Para isso, pesquise os formatos fornecidos por casas de câmbio, como a GetMoney, e por empresas de cartão, como o VTM, da Visa. Vale também conversar com o seu banco, para saber como a transferência é feita por meio dele. Informe-se sobre a taxa de depósito, taxa de saque e IOF.

Moradia

A primeira coisa que você tem que pensar é que está indo para morar na cidade, não para visitar. Você terá um estilo de vida, portanto é importante pensar em um lugar de fácil acesso para viver. A não ser que a instituição que promove o seu intercâmbio forneça moradia ou você opte pelo modelo home stay, ou seja, casa de família.

Também é possível alugar um apartamento ou quarto em muitos sites, como o Airbnb e o próprio Booking. Sem contar que há diversos grupos no Facebook intitulados “aluguel em tal lugar”. Atente sempre à forma de pagamento, ao período que você ficará no lugar e ao contrato com o proprietário do lugar.

Documentos

Passaporte

Certifique-se de que seu passaporte tem validade para até três meses depois que você voltar (muitos países pedem isso). Caso você não tenha um passaporte, não deixe para fazê-lo na última hora.

Visto

O lugar para onde você vai pede visto para o tempo que vai ficar? Também não deixe isso para a última hora! Providencie seu visto o quanto antes e certifique-se se para o seu intercâmbio é necessário visto de estudante – basta entrar no site do consulado do país de destino.

Seguro viagem

A maioria dos países exige que o intercambista possua um seguro saúde – você pode conferir o valor do seguro no site do consulado. É muito importante viajar com um, independentemente da duração ou objetivo da viagem. Caso o país de destino seja Portugal, através do formulário PB4 (Brasil – Ministério da Saúde) você pode usar o Sistema Público de Saúde de lá.

Não fique na dúvida

Para ter o máximo de confiança possível sobre o intercâmbio que você irá fazer, tire todas as suas dúvidas, sem medo de ser feliz. Pesquise bastante e entre em contato com a agência ou instituição de destino sempre que necessário.

Confira outros conteúdos sobre intercâmbio no A Gi Viaja! ✈️

Capa:

Kimson Doan

Atualizado em 18 de agosto de 2022 às 11h39.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s