Como usar o ônibus da Azul para transitar entre os aeroportos de São Paulo e Campinas

No mercado desde 2008, a companhia brasileira Azul Linhas Aéreas oferece ônibus gratuitos que atualmente saem de três pontos distintos da cidade de São Paulo – o Terminal Barra Funda, Aeroporto de Congonhas e o Shopping Tamboré – com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

O serviço é uma mão na roda para os viajantes que pretendem voar com a cia pelo aeroporto de Campinas, principal centro de operação da Azul e ponto de partida para destinos nacionais e internacionais. Mas é aquela história… nem tudo são flores e precaução nunca é demais. Por isso, abaixo separei alguns macetes pra você ter atenção na hora de utilizar o Ônibus Azul. ✈️

O que você precisa saber sobre o ônibus da Azul?

– É possível conferir os horários de saída e chegada do ônibus no site da cia aérea ou fazendo uma busca no Google, basta digitar “Ônibus Azul“.

– No site também é possível checar o ponto de embarque em cada um dos locais onde há o Ônibus Azul, basta clicar no local de saída escolhido no canto esquerdo da tela e rolar a página até o final.

– O serviço é gratuito e pode ser utilizado por clientes da Azul desde que os mesmos apresentem o cartão de embarque e documento com foto.

– Uma vez que não é possível reservar lugar no ônibus, vale chegar à plataforma de embarque o quanto antes – a Azul recomenda pelo menos 15 minutos de antecedência. Para garantir o transporte, é necessário retirar uma senha (que funciona por ordem de chegada) no guichê que fica na própria parada.

– A dica é prestar atenção no horário de embarque do seu voo! Busque sempre uma folga entre o horário de chegada do ônibus e o horário de embarque – lembrando sempre que São Paulo é uma cidade caótica e, portanto, imprevisível. Na última vez que utilizei o Ônibus Azul, por exemplo, meu voo sairia de Campinas às 18h, e o embarque era às 17h20. O ônibus que sairia de Congonhas às 15h estava previsto para chegar em Campinas às 16h30. Feito! Tudo saiu como planejado e no horário.

– Aos finais de semana, os horários são limitados. Então cuidado na hora de se programar!

– O Ônibus Azul pode ser utilizado tanto para o voo de ida, no aeroporto de Campinas, quanto na volta, para retornar a São Paulo.

– Alguns ônibus contam com Wi-Fi que, de fato, funciona!

– Em geral, e de acordo com a minha experiência, os veículos são confortáveis, limpos e pontuais – sobre esse último ponto, nunca peguei o Ônibus Azul em feriados ou alta temporada, então acredito que nessas épocas atrasos sejam mais comuns.

E o Ônibus Azul é tudo isso mesmo?

Obviamente, não. Assim como qualquer serviço, o Ônibus Azul não está isento de problemas.

Mas com base na minha experiência com esse ônibus me parece que o único ponto negativo está relacionado à logística de embarque e desembarque de malas no bagageiro. Soou vago demais? Vamos lá:

Normalmente, viagens em ônibus rodoviários funcionam assim: a mala que vai no bagageiro é identificada com uma etiqueta e colocada dentro do veículo por um funcionário da empresa, que entrega ao passageiro um comprovante com o mesmo número etiquetado na mala. Na parada, enquanto um funcionário retira as malas do bagageiro, outro recolhe os comprovantes e entrega as malas aos seus respectivos proprietários; ou então o próprio motorista desce e entrega mala por mala, sempre conferindo a etiqueta de identificação.

No Ônibus Azul essa dinâmica não acontece. É (literalmente) cada um por si na hora de guardar e pegar a mala. Ou seja: o caos.

Inclusive, se você precisar transportar alguma mala no bagageiro do ônibus, recomendo tentar ocupar os assentos da frente para que você possa recolher sua mala o quanto antes. Mas por quê?

Bem, vivemos em um mundo em que nem todo mundo é bom, e não vejo por que correr o risco de ter a mala levada por engano ou furtada na Barra Funda ou em Congonhas – e sim, na ansiedade de sair do ônibus para pegar um voo ou chegar em casa, as pessoas podem se confundir e não prestar atenção na hora de pegar a bagagem; sobre a questão de ter a mala roubada em uma rodoviária ou aeroporto, acredito que nem preciso me estender muito…

Já que a Azul oferece esse serviço, seria interessante ter mais zêlo para com os pertences dos passageiros, certo?

Mas vale a pena?

Vale super a pena usar o Ônibus Azul! Se você mora em São Paulo e vai voar por Campinas, não tem por que gastar com táxi, gasolina e/ ou estacionamento! E o mesmo vale para quem está vindo para São Paulo pelo aeroporto de Viracopos. O ônibus é prático e suas paradas estão localizadas em pontos bastante estratégicos da cidade.

Comente como foi a sua experiência com o Ônibus Azul e confira outras dicas de viagem no A Gi Viaja! 😉

Capa:

Lukas SouzaUnsplash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s