A livraria Lello & Irmão no Porto

Considerada uma das livrarias mais belas do mundo por veículos como a CNN, The Guardian e Lonely Planet, a Lello & Irmão serviu, inclusive, de inspiração para a escritora J.K Rowling. Alguns dos cenários da saga Harry Potter como a escadaria que leva à sala do diretor Dumbledore, em Hogwarts, e a livraria Floreios & Borrões, no Beco Diagonal, carregam traços da livraria do Porto. Por isso, hoje a Lello é popularmente conhecida como “a livraria do Harry Potter”.

Captura de Tela 2017-08-26 às 12.20.24

A história da Lello começa no fim do século 19, quando, em meados de 1881, os irmãos José e António Lello criam a sociedade José Pinto de Sousa Lello & Irmão. Os irmãos foram pioneiros ao promover um espaço dedicado à literatura – na época, a movimentação de livros estava diretamente ligada aos círculos de intelectuais e artistas da sociedade. Entretanto, a Lello de hoje, na rua das Carmelitas e com o emblemático estilo neogótico, foi inaugurada apenas em Janeiro de 1906.

Classificada como um Monumento de Interesse Público, a livraria e é responsável por atrair diversos visitantes para o Porto – alguns consideram até visita obrigatória. Somente em 2016, um milhão de visitantes, do mundo todo, passou pela Lello.

Berço de preciosidades, a Lello guarda uma diversidade de obras antigas. Por lá, é possível encontrar livros que datam da fundação da loja, ou até mesmo de antes, além de obras raras e primeiras edições.

20160730_1940_Lello-inaug-500x500
Via

Sem dúvida, o lugar deixa qualquer um de queixo caído antes mesmo de entrar. Na faixada neogótica, as figuras ao lado da janela chamam a atenção de quem passa. A da esquerda, segurando uma escultura, simboliza a arte e a da direita, com um atributo da antropologia, representa a Ciência.

Na entrada, o visitante fica de cara com uma magnífica escadaria carmim cheia de detalhes e digna de um conto de fadas. Ao olhar para cima,  um lindo vitral, de 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, rouba a cena. A insígnia Decus in Labore (dignidade no trabalho, em latim) está presente no monograma dos irmãos Lello

O ambiente é simplesmente lindo e encantador, além de ser aconchegante. Vale pontuar que, dentre os muitos detalhes da Lello, estão os entalhes de madeira no interior do prédio. Pela livraria, é possível encontrar bustos de importantes escritores portugueses, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e Antero de Quental, além do escritor Miguel de Cervantes e também dos fundadores da livraria, os irmãos Lello.

Na parte superior, é possível tentar sentar em uma das poltronas para folhear  os livros que a Lello oferece. Quando estive na Lello, em Setembro de 2015, não pude deixar de sair de lá com uma cópia de Harry Potter & a Pedra Filosofal.

Lello
Via

Desde 2016 a Lello & Irmão passa por obras de restauro e conservação afim de manter o estilo original da construção e também de melhorar a experiência do visitante. No ano passado, 2016, o foco foi na reabilitação da cobertura, no restauro da fachada e do vitral (devolvendo suas cores originais). Agora, pretende-se que ocorra a recuperação completa de madeiras e estuques, a reformulação da instalação elétrica e da iluminação, bem como a instalação de um novo sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) – durante a minha visita o calor foi um problema, pois, naquela época, o ar quente somado à quantidade de visitantes fez com que o lugar parecesse uma estufa.

20160730_3250_-500x500
Via

É permitido fazer fotografias dentro da Lello de forma que não atrapalhe a circulação de clientes e outros visitantes. Além disso, é necessário falar baixo dentro da livraria para manter o ambiente calmo.

Serviço

Para entrar na Lello é necessário pagar uma taxa. O voucher pode ser adquirido online, ou num quiosque próximo à livraria. Caso você adquira um livro, o valor de entrada é descontado.

Livraria Lello

Rua das Carmelitas, 144, 4050-161 (centro histórico)

Porto, Portugal

Segunda a sexta: 10h – 20h

Sábado e domingo: 10h – 20H

(Horários checados em Agosto de 2017)

Instagram

Facebook

Twitter

Capa:

Via

Atualizado em: 13 de agosto de 2018 às 17h20.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s