10 documentários para assistir na semana mundial do meio ambiente

Em termos de datas especiais, podemos dizer que junho é um mês atribulado. Além do Dia dos Namorados e da Festa Junina, em junho, existem algumas datas bastante importantes.

Neste sábado, dia 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembléia Geral da ONU em 1972, durante a Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, e celebrada pela primeira vez em 1974 com a temática “Apenas Um Terra”; ela visa, acima de tudo, chamar atenção e conscientizar para os problemas causados pela ação humana no planeta, que vão desde o consumo exacerbado até o tráfico de animais silvestres e a poluição das águas. Aliás, a fim de alertar as pessoas para a importância de preservar os mares e oceanos, há o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho, esta terça-feira.

Vale falar ainda: diferentemente do que muitos pensam, ter atitudes sustentáveis e zelar pelo planeta não precisa ser um bicho de sete cabeças. Você pode começar por pequenos passos que, apesar de pequenos, fazem toda a diferença. Praticar o consumo consciente (ou seja: colocar em prática o famoso “será que eu preciso mesmo disso?”), trocar as sacolas plásticas e os absorventes descartáveis pelas opções reutilizáveis e investir em produtos de higiene ecologicamente corretos são algumas das mudanças de hábito que, aos poucos, têm o poder de fazerem toda a diferença na Terra.

Mas, além das ações, que podem e devem ser colocadas em prática, uma outra forma de entender sobre a necessidade de proteger o planeta é se informar. E você pode fazer isso acompanhando veículos jornalísticos, lendo livros e também assistindo a filmes e séries documentais sobre o assunto. Desse modo, que tal aproveitar o mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos para colocar em dia alguns títulos espetaculares que estão disponíveis nas principais plataformas de streaming?

Veja abaixo 10 filmes e séries que podem ser vistos no Disney+ ou na Netflix!

O Segredo das Baleias (2021)

A série documental de quatro é capítulos é simplesmente de tirar o fôlego, e promete arrancar algumas lágrimas dos mais desavisados logos nos primeiros minutos do episódio 1. Originalmente lançada diretamente na National Geographic, foi produzida por James Cameron, de Titanic e Avatar, e levou 3 anos para ser filmada; além das gravações terem acontecido em 24 locais diferentes do globo.

Sigourney Weaver, atriz conhecida por filmes como Alien – o Oitavo Passageiro e Avatar, narra cada um dos capítulos, que mostram a complexa vida das orcas, jubartes, narvais, belugas e cachalotes.

Mergulhando com os Golfinhos (2020)

Esse documentário não chega a ter 1h30 de duração, mas é extremamente cativante. Aqui, a proposta é mostrar os bastidores do filme Aventuras No Fundo do Mar, lançado pelo Disneynature em 2018.

O filme explora alguns mistérios do oceano, como o surfe dos golfinhos na África do Sul, e mostra como tudo no planeta está lindamente interligado. A narração fica por conta de Celine Cousteau, neta do famoso pesquisador Jacques-Yves Cousteau, conhecido como pai do mergulho.

Nos Bastidores de Elefante (2020)

A ideia desse doc é bastante semelhante à de Mergulhando com os Golfinhos e, como o próprio nome sugere, mostra os bastidores do filme Elefante (2020), do Disneynature.

Em quase 1h30 de tela, você acompanha os desafios da equipe para registrar os majestosos elefantes africanos no Deserto do Kalahari – deserto localizado na África Austral, ocupando partes de Angola, Botsuana, Namíbia e África do Sul.

Nascidos na China (2016)

Narrado pelo ator John Krasinski (The Office e Um Lugar Silencioso), esse filme documentário, também do Disneynature, conta a história de três famílias de animais: uma mãe ursa panda e seu bebê; um macaco-dourado e sua irmã recém-nascida; e o dia a dia de uma leopardo-das-neves com seus dois filhotes.

Além de conferir a emocionante jornada desses seres, impressione-se com imagens extraordinárias da China nessa obra do diretor Lu Chuan!

Asas da Vida (2011)

Esse documentário do Disneynature é narrado pela atriz Meryl Streep (O Diabo Veste Prada e A Escolha de Sofia) e registra a vida de borboletas, abelhas, morcegos e beija-flores.

Para a captura de imagens altamente detalhadas, o cineasta e diretor Louie Schwartzberg usou técnicas de filmagem em alta velocidade e tomadas close-up.

+ Bônus!

Outros filmes e séries que valem a pena: Grandes Migrações, As Várias Faces da Terra, Planeta Hostil, O Reino da Baleia Azul, Tubarões do Triângulo das Bermudas e Grande Balé Vermelho.

Netflix

A Vida Em Cores (2021)

Com apenas uma temporada (por enquanto), essa série visa discutir a forma que como os animais utilizam as cores para sobreviverem na natureza. Já no último, dos três capítulos, a equipe mostra aos telespectadores como as minuciosas imagens foram capitadas para a produção do seriado.

Os episódios são narrados por ninguém menos do que o naturalista britânico Sir David Attenborough, de 95 anos. Ah! Caso você não saiba, Attenborough foi diretor da BBC entre 1965 e 1972 e dá voz aos mais diversos programas sobre história natural há anos.

Seaspiracy (2021)

Primo do documentário Cowspiracy (2014), também da Netflix, esse filme mostra a chocante realidade da indústria da pesca e corrupção global e como isso está afetando o planeta – especialmente no que diz respeito aos mares e oceanos.

Desde que foi lançado, no início do ano, a obra, de 1h30, do cineasta Ali Tabrizi gerou polêmica e revolta ao denunciar questões que afetam diretamente o estilo de vida e consumo das pessoas de hoje. Assim, espere ver exploração da vida marinha, bycatch (pesca acidental), caça e muita poluição. E fica o alerta aos navegantes: é preciso estômago forte para acompanhar as cenas devastadoras do filme.

Professor Polvo (2020)

Vencedor de diversos prêmios na categoria de Melhor Documentário, incluindo um Oscar, Professor Polvo é simplesmente tocante e cumpre a proposta de alertar para a necessidade urgente de preservamos os mares e oceanos ao mostrar a extraordinária relação entre um mergulhador e um polvo-comum.

Leia aqui a resenha completa que escrevi sobre o filme sul-africano no início deste ano.

Nosso Planeta (2019)

Também narrado por David Attenborough, essa série documental tem como objetivo mostrar, através de imagens maravilhosas, não só a beleza natural do planeta, mas também de que forma as mudanças climáticas causadas por nós, humanos, estão afetando o globo.

Das terras geladas dos polos até as pradarias e desertos, são oito episódios de, em média, 50 minutos cada.

Mission Blue (2014)

De James Cameron, esse documentário divulga a campanha da bióloga marinha estadunidense Sylvia Earle para salvar os oceanos das ameaças humanas.

Hoje, o Mission Blue conta com mais de 200 grupos e organizações que visam a conservação e realizam um importante trabalham de pesquisa científica em prol dos mares.

+ Bônus!

Outros filmes e séries que valem a pena: Oceanos de Plástico, Em Busca dos Corais, A Terra à Noite, Natureza Discreta, Planeta Bizarro, Dança dos Pássaros e Amazônia.

Saiba mais!

World Environment Day

Dia Mundial dos Oceanos

Capa:

James R.D. ScottGetty Images

2 comentários sobre “10 documentários para assistir na semana mundial do meio ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s