Por que a vitória de Professor Polvo no Oscar é importante?

Para felicidade de muitos, Professor Polvo, o lindo documentário de Pippa Ehrlich e James Reed que aborda a relação do cinegrafista Craig Foster com um polvo-comum (Octopus vulgaris) fêmea, ganhou o Oscar de Melhor Documentário na noite de ontem.

Ah! E se você não faz ideia sobre o que estou falando, leia aqui o artigo completo que escrevi sobre Professor Polvo e, claro, acesse agora a sua conta da Netflix para assistir ao filme!

Bom, para além de imagens contemplativas e depoimentos emocionantes, o documentário sul-africano chama atenção para a beleza dos oceanos e coloca em voga a temática da preservação ambiental, cuja presença ainda está engatinhando nas rodas de conversa da grande massa.

E o fato é: o momento não poderia ser mais oportuno para a vitória de Professor Polvo no Oscar.

Em 2017, a ONU declarou a chamada Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável ou simplesmente Década dos Oceanos. De acordo com o Cátedra UNESCO pelo Oceano, a ideia é que a Década seja realizada entre 2021 e 2030 e que, durante o período, os países sejam capazes de se estruturarem para o cumprimento de “todas as prioridades da agenda 2030 relacionadas aos oceanos” e, assim, alcançarem os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). A Década dos Oceanos também visa atingir cada vez mais pessoas para a preservação dos oceanos.

Assim, além dessa questão do timming, é muito gratificante ter um conteúdo com o teor de Professor Polvo em uma cerimônia como o Oscar. Afinal, talvez o filme jamais alcançasse os holofotes se não fosse a premiação.

Estar em destaque em um mundo onde somos bombardeados por milhares de informações a cada minuto, é, com certeza, uma grande vitória. E tal vitória pode (e deve) ser multiplicada por dez quando uma causa tão nobre e importante, como o respeito pela Natureza, passa a ganhar visibilidade. 🐙 🌍

Capa

Netflix (divulgação)/ Sea Change Project

Um comentário sobre “Por que a vitória de Professor Polvo no Oscar é importante?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s