Que atire a primeira pedra quem nunca viajou para algum lugar com fuso horário diferente e se sentiu bastante cansado, mas, ao mesmo tempo, teve certa dificuldade para dormir e entrar no ritmo local.
Segundo o blog do Skyscanner, o corpo humano é programado para cumprir atividades em um prazo de 24 horas – esse processo natural é chamado por especialistas de ritmo circadiano. Mas quando viajamos para um fuso diferente de uma hora para outra, nosso corpo sai da programação normal e fica dessincronizado, causando alguns sintomas que dificultam a adaptação.
Se você já passou por esse mal estar ao chegar em um destino, você com certeza não está sozinho. A maioria dos viajantes enfrenta o famoso jetlag.
De acordo com a BBC Travel, o jetlag é a maldição do viajante e bom, pode até ser… mas sabia que existem alguns macetes simples que podem te ajudar a lidar com o jetlag e até mesmo passar ileso por ele?
Uma dica valiosa que aprendi ao longo do tempo é: não dormir ou tirar uma soneca assim que chegar na hospedagem. Um dos melhores jeitos de começar a adaptação é viver de acordo com o horário local. Só deite para dormir de noite, quando o Sol já tiver se posto.
Outra sugestão, para quando chegar no hotel/ hostel/ Airbnb, é lavar o rosto e, se possível, tomar um banho e trocar de roupa. Ao fazer isso, você renova suas energias, ganha disposição e com certeza se livra (mesmo que um pouquinho) daquele cansaço do avião.
Para contornar o jetlag, também vale sair para caminhar, de preferência em lugares ao ar livre. Além de você já fazer o “reconhecimento de território” logo no primeiro dia, dessa forma seu corpo se habitua à luz local, o que contribui para regular seu relógio biológico. Chegou na hora do almoço? Saia para almoçar, caminhe pelas ruas e tome ar fresco. Se você chegar de tarde ou no início da noite, mesma coisa: procure sair e fazer suas refeições na hora correta.
Por fim, uma dica sempre válida: hidrate-se. De acordo com o Ministério da Saúde, a água “ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes”. Ou seja: beber água durante um momento em que seu corpo está passando por um processo de adaptação é essencial.
Ah! Lembrando que viajar descansado e evitar o consumo de bebidas alcólicas também é fundamental para uma boa adaptação ao fuso horário. 😉
Quando você viaja, quais são suas táticas para lidar com o jetlag? Comente!
Capa: