Imigração no México: tudo o que você precisa saber

Assim como todo mundo, antes de viajar eu também vasculho a internet em busca do maior número de informações sobre o lugar para o qual pretendo ir. Com o México, não foi diferente. Acontece que li em tantos blogs algumas coisas negativas sobre a imigração no país que confesso ter ficado com um friozinho na barriga quanto a isso e até cheguei a pensar que seria rígida e chata como a dos Estados Unidos (não que seja ruim, mas é inegável a má fama do país quanto a isso). Então, vamos lá.

Primeiro de tudo: brasileiros não precisam de visto de turista para visitar o México, a não ser que pretendam ficar no país por mais de 180 dias. Além disso, é bom lembrar que também não é necessário tomar vacinas especificas para o México; mas, nunca é demais viajar com seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – se você ainda não tem um, veja aqui como fazer.

Assim como acontece em muitos países, ao entrar no México também é necessário preencher um formulário de imigração, no caso, a FMM (Forma Migratoria Multipla). Durante minha pesquisa, eu li em diversos blogs que muitas companhias aéreas estavam abolindo a distribuição do formulário nas aeronaves e que era possível preenchê-lo online ou ao chegar ao aeroporto. De fato, algumas Cias. não distribuem mais formulários de imigração nos aviões, mas você os encontra facilmente nos aeroportos ou, como é o caso do México, online.

Para entender melhor como funcionava, e também por via das dúvidas, optei por preencher online. Lembrando que no caso da Aeroméxico (companhia pela qual viajei), a FMM ainda é distribuída nas aeronaves.

Preencher a Forma Migratoria Multipla online é muito rápido e simples. Recomendo ter em mãos o passaporte, número do voo e endereço ou nome do hotel onde você vai se hospedar no México. O formulário está disponível aqui, no site do governo mexicano, e assim que for finalizado vai direto para o seu e-mail para ser impresso. Aliás, é muito importante imprimir o seu formulário para apresentá-lo às autoridades competentes no México junto com o passaporte.

Basicamente, além do fato de ser necessário imprimir o online em casa, a grande diferença entre o formulário online e o disponível nos voos e aeroportos é o tamanho – como o online é impresso numa folha A4, é maior e mais chatinho na hora de guardar.

Aproveitando, vale falar que parte do formulário também é exigida na saída, por isso é importante guardá-lo com cuidado. Mas, caso a sua Cia. não distribua, é só preencher ao chegar ao aeroporto antes de passar pela imigração.

No Aeroporto Internacional Benito Juárez, da Cidade do México, a imigração foi rápida, organizada e nada fora do normal, apenas o procedimento corriqueiro de “é a primeira vez no México?” e “quantos dias pretende ficar?”. Nada de diversas perguntas ou enrolação, como li em alguns sites.

Outros requisitos

Durante minha pesquisa sobre a imigração no México, também encontrei algumas dicas e informações que, fora viajar com um passaporte válido, me pareceram desnecessárias e um pouco exageradas. Mas, levando em consideração o famoso “nunca se sabe”, segue o fio:

  • Certifique-se de que seu passaporte tenha validade de 6 meses após o período da viagem.
  • Leve impresso e em mãos um comprovante de hospedagem.
  • Tenha a passagem de volta impressa e em mãos.
  • Tenha o comprovante de aluguel do carro impresso e em mãos.
  • Segundo alguns sites, caso tenha, vale levar o passaporte com o visto dos Estados Unidos. Honestamente, acho essa “dica” de pouca utilidade, já que o México não é os Estados Unidos. Então, a não ser que você vá visitar ambos os países, não vejo porquê ir a um lugar com visto de outro.

Saiba mais sobre o México no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Capa:

Hotel Barroco, centro de Puebla

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s