Assim como todo mundo, antes de viajar eu também vasculho a internet em busca do maior número de informações sobre o lugar para o qual pretendo ir. Com o México, não foi diferente. Acontece que li em tantos blogs algumas coisas negativas sobre a imigração no país que confesso ter ficado com um friozinho na barriga quanto a isso e até cheguei a pensar que seria rígida e chata como a dos Estados Unidos (não que seja ruim, mas é inegável a má fama do país quanto a isso). Então, vamos lá.
Primeiro de tudo: brasileiros não precisam de visto de turista para visitar o México, a não ser que pretendam ficar no país por mais de 180 dias. Além disso, é bom lembrar que também não é necessário tomar vacinas especificas para o México; mas, nunca é demais viajar com seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – se você ainda não tem um, veja como fazê-lo.
Assim como acontece em muitos países, ao entrar no México também é necessário preencher um formulário de imigração, no caso, a FMM (Forma Migratoria Multipla). Durante minha pesquisa, eu li em diversos blogs que muitas companhias aéreas estavam abolindo a distribuição do formulário nas aeronaves e que era possível preenchê-lo online ou ao chegar ao aeroporto. De fato, algumas Cias. não distribuem mais formulários de imigração nos aviões, mas você os encontra facilmente nos aeroportos ou, como é o caso do México, online.
Para entender melhor como funcionava, e também por via das dúvidas, optei por preencher online. Lembrando que no caso da Aeroméxico (companhia pela qual viajei), a FMM ainda é distribuída nas aeronaves.
Preencher a Forma Migratoria Multipla online é muito rápido e simples. Recomendo ter em mãos o passaporte, número do voo e endereço ou nome do hotel onde você vai se hospedar no México. O formulário está disponível no site do governo mexicano, e assim que for finalizado vai direto para o seu e-mail para ser impresso. Aliás, é muito importante imprimir o seu formulário para apresentá-lo às autoridades competentes no México junto com o passaporte.
Basicamente, além do fato de ser necessário imprimir o online em casa, a grande diferença entre o formulário online e o disponível nos voos e aeroportos é o tamanho – como o online é impresso numa folha A4, é maior e mais chatinho na hora de guardar.
Aproveitando, vale falar que parte do formulário também é exigida na saída, por isso é importante guardá-lo com cuidado. Mas, caso a sua Cia. não distribua, é só preencher ao chegar ao aeroporto antes de passar pela imigração.
No Aeroporto Internacional Benito Juárez, da Cidade do México, a imigração foi rápida, organizada e nada fora do normal, apenas o procedimento corriqueiro de “é a primeira vez no México?” e “quantos dias pretende ficar?”. Nada de diversas perguntas ou enrolação, como li em alguns sites.
Outros requisitos
Durante minha pesquisa sobre a imigração no México, também encontrei algumas dicas e informações que, fora viajar com um passaporte válido, me pareceram desnecessárias e um pouco exageradas. Mas, levando em consideração o famoso “nunca se sabe”, segue o fio:
- Certifique-se de que seu passaporte tenha validade de 6 meses após o período da viagem.
- Leve impresso e em mãos um comprovante de hospedagem.
- Tenha a passagem de volta impressa e em mãos.
- Tenha o comprovante de aluguel do carro impresso e em mãos.
- Segundo alguns sites, caso tenha, vale levar o passaporte com o visto dos Estados Unidos. Honestamente, acho essa “dica” de pouca utilidade, já que o México não é os Estados Unidos. Então, a não ser que você vá visitar ambos os países, não vejo porquê ir a um lugar com visto de outro.
Saiba mais sobre o México no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Em 3 de agosto de 2022 o governo mexicano anunciou através do Diário Oficial do país que a partir do dia 18 de agosto viajantes brasileiros precisarão de um visto de turismo para entrar no México. A medida visa frear a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos através do México. De acordo com o decreto, serão isentos de visto físico viajantes que possuem visto de turismo válido para países como Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen; ou que comprovem residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).
Capa:
Hotel Barroco, centro de Puebla. Foto: arquivo pessoal
Atualizado em 3 de agosto de 2022 às 14h25.
3 comentários sobre “Imigração no México: tudo o que você precisa saber”