Como tirar o visto de turista para os Estados Unidos

A terra do Tio Sam é um grande destino turístico para muitos brasileiros. Orlando, Nova York e LA estão entre as grandes paradas dos brazucas. Mas, para se aventurar pelo país e conhecer tudo o que os States têm a oferecer, é necessário ter um visto.

Há diversas categorias de visto para entrar nos EUA e você pode conferir todas elas aqui. Mas, para viagens de turismo/ lazer, o visto de entrada é um visto de não imigrante e se enquadra na categoria de visto de visitante tipo B, mais especificamente tipo B2 (também podendo ser o tipo B1/B2).

Uma vez que não é necessário apresentar passagem aérea para solicitar o documento,  compre suas passagens e efetue as reservas da viagem somente após a aprovação do visto. Sério! Pois pode acontecer de você ter o visto negado e aí o dinheiro que foi investido na viagem é perdido. Por isso, programe tudo com antecedência e sem pressa.

Atenção, “os vistos de não imigrantes são destinados a cidadãos de outros países que estejam indo temporariamente para os EUA. O visto permite que você viaje a uma porta de entrada nos EUA (aeroporto, por exemplo) e solicite permissão de um funcionário do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna (DHS) para entrar nos Estados Unidos. Um visto não garante a entrada nos Estados Unidos”, segundo a Embaixada dos EUA no Brasil.

Observação: O visto de visitante tipo B (visitante: negócios, turismo, tratamento médico) é um visto de não imigrante para pessoas que desejam entrar nos Estados Unidos temporariamente para negócios (B1), incluindo participar de reuniões profissionais ou conferências; a lazer, incluindo férias ou visitas à família ou tratamento médico (B2); ou uma combinação de ambos propósitos (B1/B2) por no máximo seis meses.

Vale apontar que apesar de cansativo e um pouco demorado, o processo de solicitação de visto é fácil e simples, basta ler tudo com calma e ter paciência. Por isso, listei abaixo todo o processo em 5 passos!

Como tirar o visto? 

1. Formulário DS-160

O primeiro passo para a obtenção do visto é preencher o formulário de solicitação DS-160. Lembre-se de guardar o número do Application ID, pois ele é necessário caso você precise acessar o formulário mais uma vez. Além disso, quando terminar de completar todo o formulário e enviar, é muito importante imprimir a página de confirmação.

Veja aqui algumas dicas para preencher o formulário DS-160.

Formulário disponível em: https://ceac.state.gov/genniv/

O Departamento de Estado disponibiliza uma página (em inglês) com perguntas frequentes sobre o formulário DS-160, vale conferir aqui!

2. Taxa MRV e Agendamento

O segundo passo é relativamente simples. Depois de enviar o formulário DS-160 você deve se cadastrar em https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv para iniciar de fato sua solicitação. Seguindo as indicações do site, você deve escolher a forma como deseja receber seu passaporte, caso seu visto seja aprovado, e pagar uma taxa bastante salgada de U$160, a taxa MRV, para prosseguir.

Quando o pagamento for confirmado você deve agendar dois horários. Um é para ir até uma unidade do CASV e outro é para ir à entrevista no Consulado dos EUA.

Saiba mais sobre o agendamento da entrevista aqui.

3. CASV

Depois de pagar a taxa MRV e concluir os agendamentos, o próximo passo é ir ao Centro de Atendimento aos Solicitantes do Visto, que é o órgão responsável por colher suas digitais e tirar uma fotografia 5×5. Se você der sorte, sua visita ao CASV será bem rápida.

O que levar?

  • Passaporte atual válido (o passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos);
  • Página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160;
  • Página de confirmação/ instruções do agendamento da entrevista.

4. Entrevista

O quarto passo é o mais famoso (e temido): a entrevista com o cônsul. A dica aqui é ficar tranquilo e reponder as perguntas com sinceridade. Ao final da entrevista, você já fica sabendo se o seu visto foi aprovado ou negado.

O que levar?

  • Passaporte (o passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos);
  • Página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160;
  • Página de confirmação/ instruções do agendamento da entrevista;
  • Entrevista em família: certidão de casamento (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (para crianças solteiras até 21 anos).

Leia mais sobre o CAVS e sobre a entrevista no Consulado dos EUA clicando neste link. Para saber sobre a obtenção de visto para crianças e idosos, clique aqui.

5. Aguardar o visto

Caso o seu visto seja aprovado, seu passaporte ficará no Consulado por alguns dias e será devolvido de acordo com o método escolhido ao longo do processo de agendamento no site do Sistema de Agendamento e Informação de Vistos do Departamento de Estado Americano (CSRA), podendo ser retirado no CASV ou entregue na sua residência.

nasa-43979-unsplash
Foto: Nasa, via Unsplash.

Confira outros artigos já publicados no blog sobre o visto de turista para os Estados Unidos! 🇺🇸

Ei, se liga no aviso! Este não só é o primeiro post de 2020, mas também o primeiro post publicado com o novo nome do blog. A partir de agora, o Por ai, ali e aqui passa a se chamar A Gi Viaja! Enjoy! 😘

Capa:

Anthony DELANOIX

3 respostas para “Como tirar o visto de turista para os Estados Unidos”.

  1. Avatar de Conexão nos Estados Unidos: preciso de visto? – A Gi Viaja!

    […] é nos Estados Unidos, a dúvida que fica na cabeça de muitas pessoas é: “eu preciso de um visto se vou fazer apenas uma […]

    Curtir

  2. Avatar de Entenda as moedas dos Estados Unidos – A Gi Viaja!

    […] aqueles que não estão acostumados, as moedas utilizadas nos Estados Unidos podem ser chatinhas, ou melhor, muito chatinhas. E provavelmente você, assim como eu, se enrolou […]

    Curtir

  3. Avatar de México volta a exigir visto de brasileiros – A Gi Viaja!

    […] medida visa frear o trânsito de imigrantes ilegais para os Estados Unidos, já que muitas pessoas entram no México com outros fins que não o lazer e acabam usando o país […]

    Curtir

Deixe um comentário

Eu sou a Gi!

Uma tempestade de areia em Paracas, no Peru, em 2014, fez com que batesse a vontade de criar um blog para compartilhar algumas aventuras e, claro, as famigeradas dicas de viagem! Seja muito bem-vinda ou muito bem-vindo ao meu espaço. [em pausa por tempo indeterminado]

Não sai dos meus ouvidos