Como tirar o visto de turista para os Estados Unidos

A terra do Tio Sam é um grande destino turístico para muitos brasileiros. Orlando, Nova York e LA estão entre as grandes paradas dos brazucas. Mas, para se aventurar pelo país e conhecer tudo o que os States têm a oferecer, é necessário ter um visto.

Há diversas categorias de visto para entrar nos EUA e você pode conferir todas elas aqui. Mas, para viagens de turismo/ lazer, o visto de entrada é um visto de não imigrante e se enquadra na categoria de visto de visitante tipo B, mais especificamente tipo B2 (também podendo ser o tipo B1/B2).

Uma vez que não é necessário apresentar passagem aérea para solicitar o documento,  compre suas passagens e efetue as reservas da viagem somente após a aprovação do visto. Sério! Pois pode acontecer de você ter o visto negado e aí o dinheiro que foi investido na viagem é perdido. Por isso, programe tudo com antecedência e sem pressa.

Atenção: “os vistos de não imigrantes são destinados a cidadãos de outros países que estejam indo temporariamente para os EUA. O visto permite que você viaje a uma porta de entrada nos EUA (aeroporto, por exemplo) e solicite permissão de um funcionário do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna (DHS) para entrar nos Estados Unidos. Um visto não garante a entrada nos Estados Unidos”, segundo a Embaixada dos EUA no Brasil.

Observação: O visto de visitante tipo B (visitante: negócios, turismo, tratamento médico) é um visto de não imigrante para pessoas que desejam entrar nos Estados Unidos temporariamente para negócios (B1), incluindo participar de reuniões profissionais ou conferências; a lazer, incluindo férias ou visitas à família ou tratamento médico (B2); ou uma combinação de ambos propósitos (B1/B2) por no máximo seis meses.

Vale apontar que apesar de cansativo e um pouco demorado, o processo de solicitação de visto é fácil e simples, basta ler tudo com calma e ter paciência. Por isso, listei abaixo todo o processo em 5 passos!

patrick-brinksma-360503-unsplash
Águia: o simbolo dos EUA (via)

Como tirar o visto? 

1. Formulário DS-160

O primeiro passo para a obtenção do visto é preencher o formulário de solicitação DS-160. Lembre-se de guardar o número do Application ID, pois ele é necessário caso você precise acessar o formulário mais uma vez. Além disso, quando terminar de completar todo o formulário e enviar, é muito importante imprimir a página de confirmação.

Veja aqui algumas dicas para preencher o formulário DS-160.

Formulário disponível em: https://ceac.state.gov/genniv/

O Departamento de Estado disponibiliza uma página (em inglês) com perguntas frequentes sobre o formulário DS-160, vale conferir aqui!

2. Taxa MRV e Agendamento

O segundo passo é relativamente simples. Depois de enviar o formulário DS-160 você deve se cadastrar em https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv para iniciar de fato sua solicitação. Seguindo as indicações do site, você deve escolher a forma como deseja receber seu passaporte, caso seu visto seja aprovado, e pagar uma taxa bastante salgada de U$160, a taxa MRV, para prosseguir.

Quando o pagamento for confirmado você deve agendar dois horários. Um é para ir até uma unidade do CASV e outro é para ir à entrevista no Consulado dos EUA.

Saiba mais sobre o agendamento da entrevista aqui.

3. CASV

Depois de pagar a taxa MRV e concluir os agendamentos, o próximo passo é ir ao Centro de Atendimento aos Solicitantes do Visto, que é o órgão responsável por colher suas digitais e tirar uma fotografia 5×5. Se você der sorte, sua visita ao CASV será bem rápida.

O que levar?

– passaporte atual válido (o passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos)

– página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160

– página de confirmação/ instruções do agendamento da entrevista

4. Entrevista

O quarto passo é o mais famoso (e temido): a entrevista com o cônsul. A dica aqui é ficar tranquilo e reponder as perguntas com sinceridade. Ao final da entrevista, você já fica sabendo se o seu visto foi aprovado ou negado.

O que levar?

– passaporte (o passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos)

– página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160

– página de confirmação/ instruções do agendamento da entrevista

– entrevista em família: certidão de casamento (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (para crianças solteiras até 21 anos)

Leia mais sobre o CAVS e sobre a entrevista no Consulado dos EUA clicando neste link. Para saber sobre a obtenção de visto para crianças e idosos, clique aqui.

5. Aguardar o visto

Caso o seu visto seja aprovado, seu passaporte ficará no Consulado por alguns dias e será devolvido de acordo com o método escolhido ao longo do processo de agendamento no site do Sistema de Agendamento e Informação de Vistos do Departamento de Estado Americano (CSRA), podendo ser retirado no CASV ou entregue na sua residência.

Clicando aqui, você encontra todos os artigos já publicados no blog sobre o visto de turista para os Estados Unidos! 😉

nasa-43979-unsplash
(via)

Ei, se liga no aviso! Este não só é o primeiro post de 2020, mas também o primeiro post publicado com o novo nome do blog. A partir de agora, o Por ai, ali e aqui passa a se chamar A Gi Viaja! Enjoy! 😘

Capa:

Anthony DELANOIX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s