10 animações da Pixar para ver antes de visitar a Disney

A Disney é o lugar onde sonhos se tornam realidade. Circular pelos parques é como voltar a ser criança. A magia que emociona nos filmes é transportada para atrações, lojas, restaurantes e shows.

Mas antes de embarcar rumo à diversão, que tal aquecer com alguns clássicos da Pixar que emocionam e divertem?

Veja outras 10 animações da Disney que também irão inspirar a sua viagem.

  • Para este post foram selecionados 10 filmes da Pixar, produzidos até 2015 e listados em ordem cronológica, sendo que suas sequências foram desconsideradas + bônus.
  • Algumas atrações sugeridas ao longo desde post podem ser encontradas nos parques do Walt Disney World, em Orlando, ou na Disneyland de Hong Kong.

Toy Story (1995)

Toy Story

Um dos maiores clássicos da Pixar, Toy Story bateu recorde de bilheteria em 1995, arrecadando mais de 360 milhões de dólares no mundo. Além disso, a aventura dos brinquedos Woody e Buzz foi o primeiro filme produzido inteiramente através de computação gráfica.

Easter-eggs: no fim do filme, quando Andy está com a família no carro, é possível ouvir a música “Hakuna Matata”, de O Rei Leão; já alguns livros que estão na estante do quarto de Andy têm o título de curtas da Pixar, sendo que seus autores são os membros da equipe do estúdio.

Na Disneyland Hong Kong há uma área inteirinha dedicada à Toy Story simulando o quarto do Andy; é lá que está um dos brinquedos mais “radicais” do parque: RC Racer.   Em 2018, a Toy Story Land finalmente chegou ao Hollywood Studios. Semelhante ao parque de Hong Kong, lá é possível se divertir no Slinky DogAlien Swirling Saucers e no Toy Story Mania!.

Vida de Inseto (1998)

Vida de Inseto

O segundo longa da Pixar consagrou-se como a primeira animação lançada no formato widescreen (tela cheia). A historia da formiga Flik, que embarca numa aventura para salvar seu formigueiro dos ameaçadores gafanhotos, tem imagens lindas e um tom divertido.

Vida de Inseto também tem seus easter-eggs. No longa é possível ver uma caminhonete do Pizza Planet (a mesma rede de Toy Story) e o nome do trem do circo dos insetos é o mesmo nome da cia. do filme Dumbo. Além disso, durante os erros de gravação, um personagem solta a famosa frase de Buzz Lightyear: “Ao infinito e além”.

No Animal Kingdom, o show 3D It’s Tough to be a Bug! foi inspirado no filme e é bastante divertido.

Monstros S.A (2001)

Monstros SA

Monstros S.A nasceu juntamente com Vida de Inseto, Procurando Nemo e Wall-e durante uma reunião sobre Toy Story em 1994. Aliás, o café que sediou o encontro, Hidden City, foi homenageado logo no início do filme, quando os monstros Mike e Sulley caminham para o expediente que mudaria suas vidas.

A produção, como boa filha da Pixar, é cheia de referências. Obviamente, a caminhonete do Pizza Planet aparece numa cena que é muito parecida com outra de Vida de Inseto e Boo segura um brinquedo semelhante ao peixinho Nemo. Em contrapartida, Mike Wazowski marca presença em Procurando Nemo, Carros, Wall-e e Toy Story 3.

O Magic Kingdom oferece o show de comédia Monsters, Inc. Laugh Floor, em que a platéia é convidada a interagir de forma que seus risos são transformados em energia. A apresentação é rápida e é importante ficar atento aos horários do show.

Procurando Nemo (2003)

Nemo

Procurando Nemo já se consagrou como um clássico dos estúdios Disney/ Pixar. E não é para menos! O filme abala crianças e adultos com seus personagens marcantes e suas mensagens profundas. Sem contar com o fato do longa ser visualmente fantástico, transportando o telespectador para o fundo do mar.

Na sala de espera do consultório odontológico, é possível ver um garoto lendo uma revista cuja capa é um pôster do filme Os Incríveis; e, na mesma sala, há um boneco Buzz Lightyear no chão.

Arrisco dizer que a atração do Nemo é uma das mais bonitas da Disney. No Future World, do Epcot, há The Seas with Nemo & Friendsuma aventura pelo oceano abordo de um “marisco-móvel” e com direto à músicas e animais reais. O Turtle Talk With Crush é um bate-papo em tempo real com a tartaruga mais paz & amor do mar. Ainda no Future World, Bruce espera os visitantes com um sorrisão e convida o guest para uma exposição interativa, o Bruce’s Shark World

Os Incríveis (2004)

Incríveis

Os Incríveis foi a primeira animação da Pixar a ser protagonizada por seres humanos e a última a ser lançada, numa grande escala, em VHS. Cheio de referências ao mundo dos super-heróis, tanto da Marvel quanto da DC, o longa fez sucesso mundial. Entretanto, a personagem Edna Moda ficou tão popular que chegou a ser digitalmente animada para apresentar a categoria de Melhor Figurino da cerimônia do Oscar 2005.

A animação foi a primeira da Pixar que não contou com a participação da picape do Pizza Planet, o easter-egg mais icônico do estúdio.

Infelizmente, não há nenhuma atração dedicada ao filme na Disney. Mas, é possível encontrar os personagens nas paradas e pelos parques, especialmente no Hollywood Studios.

Em 2018, Os Incríveis 2 finalmente chegou aos cinemas.

Carros (2006)

Carros

Nada mais nada menos que 43 mil designs de automóveis foram feitos para o longa. Apesar da baixa bilheteria, quando comparado a outros filmes da Pixar, Carros embala o telespectador com músicas animadas, cenários coloridos e com uma história divertida.

O número de Relâmpago, 95, é uma homenagem ao ano de lançamento do primeiro filme da Pixar, Toy Story (1995). Já os pneus do protagonista são da marca Lightyear Buzzard, que além ser uma brincadeira com a Goodyear, é uma referência à Buzz Lightyear. A Dinoco, patrocinadora do corredor Rei, é também a rede de postos de gasolina que aparece em Tom Story. Além disso, durante os créditos finais há uma sessão de paródias dos filmes da Pixar.

Em Orlando, os personagens de Carros, especialmente Mate e Relâmpago McQueen, podem ser vistos durante as paradas. Na Disneyland da Califórnia, há a Cars Land, uma área toda dedicada aos veículos.

Ratatouille (2007)

Ratatouille

Com um quê todo conceitual, sofisticado e parisiense, Ratatouille conquistou muita gente. Vale pontuar também que a trilha sonora do filme encaixa perfeitamente na narrativa e é toda instrumental, com exceção da canção “Festine”, da francesa Camille. Uma curiosidade: para Ratatouille, mais de 270 pratos foram criados tanto no meio digital quanto na vida real, isso porque era necessário fotografar as iguarias para então animá-las.

Easter-eggs: a sombra de Dug, cachorro de UP, aparece latindo para Rémy; Linguini usa uma cueca estampada com o símbolo dos Incríveis; já o filme Carros 2 brinca com o restaurante Gusteau’s.

A Disneyland Paris conta com Ratatouille The Adventure, uma aventura 4D através da cozinha do Gusteau’s. Durante a convenção D23, realizada em 2017 nos EUA, a Disney anunciou que pretende incluir uma atração semelhante à de Paris no pavilhão do Epcot que é dedicado à França.

UP – altas aventuras (2009)

UP

Um dos filmes mais reflexivos e tocantes da Pixar, UP possui uma narrativa muito sensível que dificilmente não emociona. Aliás, Carl, por si só, já é um personagem complexo com uma história marcante. Vale pontuar que o filme possui diversas teorias, principalmente sobre Carl ter vivido ou não a aventura. Além de ter aberto o Festival de Cannes em 2009, UP foi o segundo filme de animação indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme – o primeiro foi A Bela e a Fera.

Em UP,  a caminhonete do Pizza Planet aparece diversas vezes. Já em Toy Story 3, há um cartão postal endereçado à Carl e Ellie Fredricksen no mural de Andy.

Por enquanto, não há nenhuma atração dedicada ao filme nos complexos Disney. Mas, Russel, Dug e até o Sr. Federicksen podem ser avistados pelos parques.

Valente (2012)

Brave

Além de Merida ser a primeira protagonista mulher da Pixar, é também a primeira princesa do estúdio. Valente vai contra seus antecessores, pois é o primeiro filme que se passa em uma terra antiga e tem um quê de aventura épica. As highlands da Escócia e suas lendas místicas são lindamente retratadas no decorrer da narrativa.

Bem como seus antecessores, o longa é permeado de easter-eggs, sendo a caminhonete do Pizza Plantet um deles – ela aparece como uma miniatura de madeira na cabana da Bruxa. Ainda na Entalhes Entalhados, há um desenho de Sulley, de Monstros S.A. Já o nome de Lorde Macintosh é uma referência à uma linha de computadores da Apple, a Macintosh – isso porque tanto a Pixar quanto a Apple são criações de Steve Jobs.

Merida tornou-se oficialmente uma princesa da Disney em Maio de 2013 – foi a 11ª princesa a ser coroada. Tanto a protagonista quanto outros personagens podem ser vistos circulando pelos parques ou em paradas.

Divertida Mente (2015)

Inside out

Divertida Mente foi um dos filmes mais aclamados da Pixar. A história se passa dentro da cabeça de Riley, uma garota de 11 anos, onde cinco emoções – o nojo, a raiva, a alegria, a tristeza e o medo – devem processar os acontecimentos e armazenar memórias. O filme mostra que todas as emoções são importantes e que elas influenciam, e muito, a vida de cada um. Cada emoção foi baseada em uma forma: a Nojinho é inspirada num brócolis; Raiva tem o formato de um tijolo; já a Alegria foi baseada numa estrela; a Tristeza é inspirada em uma lágrima; e o Medo lembra um nervo.

Os easter-eggs: a chef Colette, de Ratatouille, está na capa de uma revista; a picape da Pizza Planet aparece três vezes; Carl e Ellie estão em uma das esferas de memória da Riley; e uma garota da escola de Riley usa uma camiseta semelhante à de Sid, vilão de Toy Story.

Divertida Mente ainda não tem atrações nos parques Disney, mas é possível encontrar os personagens pelo complexo.

Bônus:

Coco – a vida é uma festa (2018)

giphy

Lançado no comecinho de 2018, Coco é, na minha opinião, um dos filmes mais lindos da Disney/ Pixar e, por isso, eu não podia deixá-lo de fora. Ambientado em pleno feriado mexicano do dia de los muertos (dia dos mortos), Coco trás à tona questões envolvendo amor, tradição e família ao mostrar a aventura do jovem Miguel, um apaixonado por música, na Terra dos Mortos.

Assim como seus irmãos de estúdio, Coco possui uma porção de easter-eggs – o icônico carro da Pizza Planet, miniatura de brinquedo dos peixinhos Nemo e Dory, piñatas (bonecos recheados com doces) no formato de Woody, Buzz, Sully e Mike Wazowski, a bola azul e amarela com uma estrela vermelha e cartaz de Os Incríveis. Além disso,  o próprio diretor, Lee Unkrich, apontou durante uma entrevista ao Yahoo! uma referência do filme O Iluminado em Coco: no estúdio de Frida Kahlo há um quadro com as gêmeas do filme de Kubrick.

Na ala mexicana do Epcot é possível entrar no clima de Coco através da decoração cheia de cores vibrantes e da música animada.

Capa:

Kevin Crosby

Atualizado em: 29 de outubro de 2018 às 12h32.

2 comentários sobre “10 animações da Pixar para ver antes de visitar a Disney

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s