Dicas úteis de viagem

Verdade seja dita: os dias que antecedem um viagem podem ser um pouquinho (ou muito) estressantes para algumas pessoas. Separar documentos e dinheiro, arrumar as malas, conferir vouchers e endereços e ainda se certificar de que está tudo certo em casa antes da partida… ufa. A lista pode ser extensa, não é mesmo?

Mas, ei, com um pouquinho de calma, organização e boas dicas, tudo se encaixa!

Pensando nisso, elaborei abaixo um checklist com 16 pontos-chave que com certeza vão ajudar você a se organizar e se preparar para a sua viagem. Confira:

1. No site da cia. aérea, confira o que é permitido levar na bagagem de mão e quantas malas podem ser despachadas por passageiro.

2. Leve apenas o necessário ~ sério! Com o tempo, você vai perceber como isso realmente faz diferença na hora de viajar para qualquer destino.

3. Entre em contato com a sua hospedagem e certifique-se de que está tudo certo com a sua reserva.

4. Confirme o seu voo pelo menos 24 horas antes do embarque – hoje, a grande maioria das companhias disponibiliza o tal do check-in online, bem como a passagem digital, assim você não precisa imprimir nada e perde menos tempo no aeroporto.

5. Muitas cias. possuem aplicativos gratuitos, disponíveis para Android e iOS, que reunem informações sobre o voo, passagem e destino. Vale baixar!

6. Chegue ao aeroporto pelo menos 2 horas antes do embarque.

7. Leve garrafas de água vazias para o aeroporto, assim você não joga água fora e pode enchê-las dentro da sala de embarque.

E no caso das viagens internacionais?

8. Confira se está tudo certo com o seu passaporte. É recomendado viajar com um passaporte válido por até 6 meses depois do período da viagem.

9. Ainda não tem um passaporte? Então providencie seu documento de viagem com o máximo de antecedência para não passar perrengue, basta solicitar um junto à Polícia Federal e seguir o passo a passo disponível em gov.br.

10. Confirme a necessidade de visto para entrar no destino desejado!

11. Tenha em mãos uma cópia do seu passaporte, digital ou impressa.

12. Nunca despache seus documentos ou dinheiro, mantenha-os sempre com você.

13. Verifique se, para entrar no país, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é necessário. E também cheque as condições do destino para a COVID-19.

14. Não se esqueça de fazer um seguro viagem, independentemente da duração da sua trip.

15. Confira sempre a voltagem no seu destino e leve com você os chamados adaptadores internacionais.

16. Mesmo que falte bastante tempo para o dia da viagem, pesquise a moeda, o clima, a mobilidade e as atrações turísticas do país.

Vale lembrar que não falar inglês não é impedimento de viajar! 😉

E para quem ama truques de organização, o site Catraca Livre traduziu, em 2014, uma matéria bastante interessante do Distractify com dicas simples, porém geniais, que prometem facilitar a vida durante uma viagem.

Capa:

Slava BowmanUnsplash

Atualizado em 22 de fevereiro de 2022, às 13h40.

3 comentários sobre “Dicas úteis de viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s