Quando o assunto é viagem, uma das perguntas mais famosas é: dá para viajar para o exterior sem falar inglês?. E, felizmente, a resposta para essa pergunta é mais simples do que parece! Afinal, com certeza é possível viajar para fora sem falar uma palavra de inglês.
Veja bem, primeiro de tudo, não saber falar inglês não é impedimento algum uma vez que nem todos os lugares do mundo falam inglês. E, cá entre nós: onde tem turista a comunicação é garantida, por bem ou por mal. Aliás, isso vale pra qualquer idioma – não só porque você vai para o Japão que tem que aprender japonês, certo? 🤯
Obviamente, quando se domina uma língua além da sua fica bem mais fácil de se virar lá fora, mesmo que você só arranhe o idioma. Mas repito: não é só porque você não tem conhecimento da língua inglesa ou de qualquer outra, que não deve viajar!
Por isso, listei abaixo 10 provas de que é possível explorar o mundo sem falar inglês (ou qualquer outro idioma). Confira:

1. Grupos turísticos
Essa é uma boa opção para quem tem medo de fazer uma viagem independente ou que não fale outro idioma fora o materno. O que não falta é agência turística oferecendo pacotes de viagem para o exterior, com os mais variados lugares e preços. E nessas excursões está garantido: você não vai ter que se desdobrar para se comunicar.
A minha avó é um exemplo. Sim, ela, com seus 67 anos, fez sua primeira viagem internacional. Ela foi para o Paraguai e para o norte da Argentina sem falar uma única palavra de inglês ou espanhol, e ela amou!
2. Países de língua semelhante a sua
Caso não tenha jeito, você quer porque quer passar longe dos grupos e pacotes, sempre há a possibilidade de ir para um país de idioma igual ou parecido com o seu.
Para os brasileiros, boas alternativas são Portugal e países de língua espanhola, como Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Espanha.
3. Livros de viagem e internet
Guias físicos e milhares de sites e blogs com dicas de viagem (vide o A Gi Viaja! aqui rs) estão disponíveis a rodo no mundo de hoje. Então o que não falta é opção de lugar para você pesquisar e se informar sobre qualquer destino do planeta. 📱
E acredite: uma boa pesquisa antes da viagem faz toda a diferença e pode ser essencial para você sobreviver sem falar uma única palavra no idioma do destino. Além disso, com um guia de viagem ou celular em mãos você pode apontar para imagens e palavras na hora de pedir informação. Então use e abuse dos guias e blogs de viagem – quanto mais preparado para a aventura você estiver, melhor!
Ah! Uma dica que também pode te salvar em algum momento de aperto é ter sempre anotado o nome ou endereço da sua hospedagem para o caso de você precisar pegar um táxi ou perguntar “como chegar” a alguém.
4. Brasileiros
“Brasileiro é igual à formiga. Tem em todo lugar”. 🇧🇷
A piada é engraçada, mas muito real. Dificilmente você não irá encontrar um conterrâneo durante sua aventura.
E, nesse sentido, vale a pena ter na manga os diversos grupos de viagem ou de ‘brasileiros que moram em tal lugar‘ no Facebook. Isso porque essas comunidades podem ser bastante úteis na hora de tirar alguma dúvida ou até mesmo pedir ajuda em algum momento de necessidade.
5. Amigos para todas as horas
Uma alternativa muito legal para sair pelo mundo sem falar inglês (ou qualquer outro idioma que não o português) é chamar um amigo ou amiga para viajar junto. É bem provável que você se sinta mais seguro ou segura viajando em dupla, principalmente se a outra pessoa domina algum idioma estrangeiro.
6. Postos de informações turísticas
Nunca se esqueça deles! Antes de viajar, pesquise onde eles se encontram e, na urgência, corra para lá! Com certeza, alguém irá ajudar você.
7. O mundo não é feito só de gente ranzinza
Não vá na onda de quem fala que francês é metido, que os ingleses são frios ou que ninguém vai querer te ajudar porque não vai entender você… é tudo papo furado! Tenho certeza de que se você estiver em apuros, seja lá onde for, alguém irá te socorrer. Afinal, gente bacana tem em qualquer lugar do planeta. 😉
A dica aqui é sempre manter a calma e ter paciência com as pessoas na hora de pedir informações. Não vale ficar emburrado e deixar o estresse te dominar.
8. Mímicas e gestos
Essa é a linguagem universal e é perfeita para sobreviver – qualquer ser humano vai entender o que você quer dizer através de gestos, seja nos Estados Unidos, no México ou na Escócia.
9. Aplicativos
Hoje em dia há uma infinidade de aplicativos para facilitar a vida do viajante, inclusive no quesito comunicação.
Entre eles estão: Tradutor de Viagem (traduz palavras e frases em português para mais de 30 idiomas diferentes); Lexifone (basicamente, ele permite que você converse no idioma que quiser ao vivo e em cores – você fala na sua língua e ele traduz no idioma que você desejar); e Wordlens (traduz placas, cardápios e frases em geral em inglês para o português e mais algumas línguas)
10. A felicidade está acima de tudo
Não deixe de fazer algo que você tem vontade por conta da barreira do idioma! Você com certeza vai voltar com muitas histórias boas para contar. ❤️
Capa:
Atualizado em 22 de fevereiro de 2022, às 14h50.
Um comentário sobre “10 provas de que é possível viajar para o exterior sem falar inglês (ou qualquer outro idioma)”