Vale a pena fazer o Macuco Safari em Foz do Iguaçu?

Quase que mandatório em Foz do Iguaçu, o Macuco Safari é o famoso “passeio que molha”, ou “passeio que passa debaixo das Cataratas”, que acontece há mais de 30 anos no rio Iguaçu. 🚤

Dividido em três etapas, o Macuco Safari, que é o nome do principal passeio oferecido pela empresa homônima, consiste em percorrer uma estrada de 2km em um veículo elétrico, caminhar por uma trilha de 600 metros e, enfim, embarcar em um barco para um banho bastante gelado nas Cataratas!

Mas será que o passeio realmente vale a pena ou é apenas mais uma daquelas atividades “feitas para turista” e que a gente acaba comprando mais pela empolgação?

Bom, na minha opinião, depende. Pode ser que o Macuco Safari valha a pena, e pode ser que não; assim como acontece com inúmeras atrações que uns amam e outros odeiam.

Pensando nisso, listei 6 considerações que eu gostaria de ter sabido antes de fechar o passeio e que podem ajudar você a decidir se vale ou não fazer o Macuco Safari! Lembrando que levantei esses pontos com base nos meus gostos e experiências anteriores! 😉

O que eu gostaria que tivessem me falado sobre o Macuco Safari

1. Apesar de divertido, o passeio é bastante rápido, não ultrapassando 15 minutos; então não espere por uma longa volta de barco pelo rio Iguaçu. É literalmente entrar no barco, tomar uma ducha forte e gelada e voltar para o cais. E isso me leva ao segundo ponto:

2. Entendo que é complicado precificarmos serviços alheios, mas considero o valor do Macuco extremamente alto, mesmo com a infraestrutura que o atrativo oferece. Considerando que é um passeio que as pessoas fazem aos montes e é bastante rápido, quase 400 reais me parece ser um valor muito salgado para se molhar. 💸

3. Aliás, se a intenção por trás do Macuco é “se molhar nas águas das Cataratas”, garanto que você irá se molhar tanto quanto ao percorrer o circuito dentro do Parque Nacional, especialmente no trecho que contempla a passarela que leva à famosa queda Garganta do Diabo.

4. E ainda sobre se molhar: se você estiver na região durante o inverno, considere se realmente vale a pena fazer o Macuco já que água de rio é naturalmente mais gelada e o choque térmico proporcionado por uma cachoeira com certeza não é para amadores. 🥶

5. Para mim, a primeira e segunda parte do passeio, ônibus e trilha, valeram muito mais a pena! Tão legais quanto o barco, esses dois momentos proporcionaram algumas explicações sobre a fauna e flora da região, além de uma caminhada gostosa pela mata. 🥾

6. Se você vai a Foz em alta temporada, prepare-se para enfrentar longas filas e passar um certo sufoco no receptivo do Macuco – apesar de boa, a estrutura do atrativo definitivamente não comporta a quantidade de pessoas que circula por lá.

De modo geral, o passeio foi divertido. E, sim, foi legal ter realizado o Macuco pela experiência. Mas não é um passeio que eu faria novamente. E acredito que se eu tivesse buscado entender melhor o que a atração oferece eu também não teria feito, pelo menos não pagaria pelo passeio de barco.

Como comprar?

O ingresso para o Macuco Safari pode ser adquirido através do site. A empresa oferece diversas modalidades de passeio, sendo possível realizar fazer trilha guiada, cachoeirismo, rafting e o Macuco em si (que é o tour de barco pelo rio Iguaçu), além de combinar passeios.

No entanto, também é totalmente possível adquirir ingressos in loco, no Centro de Visitantes do Parque Nacional. A loja da operadora fica próxima à fila para o ônibus do Parque, mas garanto que é praticamente impossível passar direto pelo ponto de venda do Macuco Safari já que diversos guias e vendedores são incumbidos de abordar turistas uma vez que estes pisam na entrada do Parque.

O ponto positivo do Macuco é o fato de ser um passeio que funciona o dia inteiro, de forma que não há necessidade de marcar um horário para realizar a saída de barco, que acontece a cada 20 minutos – lembrando que aqui me refiro somente ao passeio de barco, para cachoeirismo e/ ou rafting, por exemplo, recomento consultar a empresa! Ainda assim, vale ter atenção ao horário da última saída para não perder o ingresso.

Importante pontuar que o Macuco Safari fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e para entrar no Parque é necessário ter ingresso – que não é o ingresso do Macuco. Ou seja, um ticket é para entrar no Parque e outro para o Macuco. Por essa razão, a maioria das pessoas opta por conhecer as Cataratas e fazer o Macuco Safari no mesmo dia. Se esse for o seu caso, minha recomendação é fazer a trilha das Cataratas primeiro, de manhã, e depois do almoço fazer o Macuco.

Lembrando também que é bastante prático circular pelo parque uma vez que há uma linha de ônibus interna que realiza paradas em pontos estratégicos, levando os visitantes nas áreas de interesse, como o Centro de Visitantes, o Macuco e o Hotel Bellmont.

O que levar?

Prepare-se para levar uma mochila com uma troca de roupa! O passeio de barco realmente molha e não há capa de chuva capaz de impedir que você saia do atrativo com a roupa encharcada.

O ideal, inclusive, é ir com roupas leves e finas ou até mesmo com biquíni/ maiô/ sunga – as famosas roupas de banho! 🩱🩴

Recomendo também não ir de tênis, especialmente se você não tiver um par reserva para usar no restante da viagem. A dica é ter na mochila um par de chinelos ou, por exemplo, botas de neoprene propícias para caiaque.

Vale ainda caprichar no protetor solar e tomar cuidado com itens como celular, óculos de sol e boné! 🧢

Lembrando que o Macuco oferece armários para guardar mochilas e sapatos pela bagatela de 10 reais.

Quanto ao vestiário, obviamente é uma mão na roda! Mas reforço que achei a estrutura muito pequena para a quantidade de gente, então imagino que em época de alta temporada o negócio seja quase que insustentável.

Você já fez o Macuco Safari? Comente o que achou! 🙂

Confira outros conteúdos sobre Foz do Iguaçu no A Gi Viaja! 🐆

Este texto refere-se à viagem que fiz a Foz do Iguaçu em setembro de 2022. Portanto, alguns dos pontos relatados aqui podem ter mudado e talvez estejam funcionando de forma diferente.

Capa:

Gabriel RamosUnsplash

Uma resposta para “Vale a pena fazer o Macuco Safari em Foz do Iguaçu?”.

  1. Avatar de Roteiro de 7 dias em Foz do Iguaçu – A Gi Viaja!

    […] 2. Se você não reparou, este roteiro não contempla o Macuco Safari, já que o considero um passeio totalmente dispensável, mas essa história você lê aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Eu sou a Gi!

Uma tempestade de areia em Paracas, no Peru, em 2014, fez com que batesse a vontade de criar um blog para compartilhar algumas aventuras e, claro, as famigeradas dicas de viagem! Seja muito bem-vinda ou muito bem-vindo ao meu espaço.

Não sai dos meus ouvidos

Crie um site ou blog no WordPress.com