4 filmes para ver antes de viajar para o México

Por mais incrível que pareça, no começo deste ano tive a oportunidade de conhecer o México – pelo menos um pedacinho dele – e, quando comecei a pensar sobre o que escrever a respeito do país, logo me veio a ideia de trazer a sétima arte para a discussão. Por que não? Afinal, o México é um país riquíssimo quando falamos de cultura e também é berço do famoso trio de diretores vencedores do Oscar: Alejandro González Iñárritu, Guillermo del Toro e Afonso Cuáron, citado ao final deste post.

Vasculhei minha mente em busca de filmes que retratassem um pouquinho da rica história do país, mas tenho que dizer que fracassei. Apesar do México não deixar a desejar quando o assunto é cinema, confesso que eu gostaria de oferecer uma lista bem mais extensa de longas e que eles também tivessem uma cara menos Tio Sam e mais México, se é que você me entende. Mas fica aí minha meta para 2021: ampliar o repertório sobre cinema mexicano!

De qualquer forma, acredito que os quatro filmes que listei abaixo são uma boa pedida para começar a viagem pelo México diretamente do sofá de casa!

O Caminho para El Dorado (2000)

el dorado

O Caminho para El Dorado é um filme musical, colorido e com certeza está entre os meus favoritos! A animação de 2000, cujas canções contaram com nomes como Elton John e Hans Zimmer, fala sobre a chegada de Hernán Cortés à América. Apesar do filme claramente misturar incas, astecas e maias, vale assistí-lo para se divertir e entrar no clima das ricas culturas pré-colombianas que você vai encontrar no México.

Frida (2002)

Frida

A biografia da famosa artista mexicana, Frida Kahlo, é brutal e conta com uma atuação memorável de Salma Hayek, que foi indicada ao Oscar pelo papel. Frida é essencial para você entender a artista por trás dos quadros surrealistas e também para mergulhar no muralismo do México dos anos 1930.

Viva: A Vida é Uma Festa (2017)

Não é a primeira vez que Viva aparece aqui neste blog, mas é claro que eu não poderia deixar a animação de fora quando o assunto é México! Aliás, se você AINDA não viu o filme, está fazendo o que aqui?

O longa da Pixar não só é uma emocionante viagem pelo Dia dos Mortos, feriado importantíssimo para os mexicanos, como também é um prato cheinho de easter eggs sobre o México – as referências e homenagens vão desde Emiliano Zapata e Frida Kahlo até El Santo e María Félix. Alebrijes, calêndulas e cenários baseados em locais da vida real também estão presentes aos montes no filme – o mais marcante, inclusive, é a estação da cidade dos mortos, inspirada no prédio dos Correios da Cidade do México.

Roma (2018)

Talvez o filme mais importante desta lista seja Roma. Antes de mais nada, você precisa saber que Roma é, na verdade, um dos muitos bairros da Cidade do México. E foi justamente neste bairro que o diretor mexicano Afonso Cuáron cresceu nos anos 1970.

Bom, acho que já deu para pescar que o filme vai além de um simples retrato da classe média mexicana da época e é praticamente uma autobiografia de Cuáron. Rodado em p&b e com uma distribuição fora do comum para os padrões da Academia, Roma foi um grande destaque do Oscar 2019 e faturou três estatuetas na premiação (Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia).

Qual outro filme você incluiria na lista de filmes para assistir antes de viajar para o México? 🎬👇

2 comentários sobre “4 filmes para ver antes de viajar para o México

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s