Como usar o trem para ir do aeroporto de Schiphol até a estação central em Amsterdam

Assim como boa parte das cidades na Europa, Amsterdam não fica para trás quando o assunto é transporte. Mesmo pequena, a cidade conta com uma gama bastante interessante de alternativas para ir e vir de diversos lugares. E, obviamente, com o Schiphol, principal aeroporto da Holanda, não seria diferente.

Além dos ubers e táxis, é possível sair do aeroporto de ônibus, van ou trem. Esse último é operado pela NS e, na minha opinião, um meio bem prático para ir até o centro da cidade!

O que você precisa saber sobre os trens da NS que partem do Schiphol para Amsterdam? 🇳🇱

Depois de passar pela imigração e pegar a sua mala, basta seguir as placas amarelas que indicam o trem. Logo no saguão do Schiphol você vai ver alguns totens da NS, a empresa responsável pelos trens no país. Não tem erro!

Usar as máquinas é bem fácil e intuitivo, mas basta selecionar o tipo de bilhete que você quer adquirir. No meu caso, 1 bilhete somente de ida (one-way) do aeroporto até a estação central (Amsterdam Centraal). O ticket custa $5.90 (4.90 pela passagem e 1 pela emissão do bilhete em si) e é possível pagar com cartão de débito, crédito ou moedas.

Totens da NS no aeroporto Schiphol para compra de bilhetes de trem do aeroporto para a estação central em Amsterdam
Existem diversos totens da NS no saguão do aeroporto. É importante prestar atenção na forma de pagamento de cada máquina. Foto: arquivo pessoal

Vale falar que Amsterdam é uma cidade do “card”. Ou seja, muitos lugares não aceitam dinheiro em espécie. Por isso, vá preparado(a) e preste atenção nos monitores na hora de confirmar o pagamento do seu ticket de trem, pois não é sempre que há troco (em moeda) disponível.

Depois, é só olhar nos monitores suspensos o horário do próximo trem para o seu destino e descer para a plataforma – esses trens até a cidade saem de 15 em 15 minutos mais ou menos. A viagem dura em torno de 30 minutos e você vai chegar na estação central, bem no coração da cidade. De lá, você pode pegar o ferry, o Tram, ônibus ou um táxi/ Uber até sua acomodação, ou até mesmo ir a pé até ela!

Ah! É importante manter o bilhete do trem em mãos porque para sair da estação é preciso “validar” ele na catraca de saída!

Comente se você já usou o trem saindo do Schiphol e confira outras dicas de viagem no A Gi Viaja! 😉

Os valores e informações gerais apresentadas neste texto são referentes a abril de 2024.

Capa:

Ticket do trem para a estação central da cidade. Foto: arquivo pessoal

Deixe um comentário

Eu sou a Gi!

Uma tempestade de areia em Paracas, no Peru, em 2014, fez com que batesse a vontade de criar um blog para compartilhar algumas aventuras e, claro, as famigeradas dicas de viagem! Seja muito bem-vinda ou muito bem-vindo ao meu espaço.

Não sai dos meus ouvidos

Crie um site ou blog no WordPress.com