Visto de turista para os EUA: como agendar a entrevista

Se você está lendo este texto, provavelmente já esgotou sua cabeça preenchendo o formulário de solicitação do visto de não imigrante DS-160. A parte mais chata já passou e o segundo passo para obtenção do visto de turista é agendar a famigerada entrevista no Consulado/ Embaixada dos EUA. O “problema” é que para finalmente agendar a entrevista algumas coisinhas devem ser feitas. A boa notícia é que, apesar de meio complexo, o processo para o agendamento é simples.

A primeira coisa a ser feita é uma conta no Sistema de Agendamento e Informação de Vistos do Departamento de Estado Americano (CSRA) (ufa!): https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

Captura de Tela 2018-09-03 às 14.23.08

Na página inicial do Sistema de Agendamento basta clicar na primeira opção (imagem acima) e você é direcionado para uma pagina de cadastro. Sim, mais um formulário. Mas, dessa vez, muito mais simples e rápido. É apenas um cadastro bem básico no site.

É possível que membros de uma mesma família sejam entrevistados juntos. Após criar sua conta no site é só clicar em adicionar membros da família e completar o cadastro com os dados dos familiares – mas, para isso, é necessário que o grau de parentesco seja bem próximo.

Após se cadastrar no site, você escolhe como quer receber seu passaporte caso seu visto seja aprovado (método de entrega). Isso porque quando o visto é aprovado o documento de viagem fica no Consulado/ Embaixada por alguns dias. Você pode buscar seu passaporte na unidade do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto) mais próxima a você ou ele pode ser enviado para um endereço de sua preferência.

Captura de Tela 2018-09-03 às 14.34.10

Depois, é necessário pagar uma taxa nada agradável em tempos de dólar alto de 160 doletas. É a chamada taxa MRV. Para vistos B1/B2, C1/D, F, J, M, I o valor é de US$160.

De acordo com o próprio Departamento de Estado dos EUA, o órgão “é obrigado por lei a resgatar o custo do processamento de vistos de não imigrante por meio da cobrança da taxa de solicitação de visto (MRV). Esta taxa deve ser paga antes da entrevista e não será reembolsada nem transferida a outro solicitante, mesmo que o visto não seja concedido”.

Lembrando que só é possível dar continuidade ao agendamento quando você pagar a taxa. E assim que o pagamento é processado, você recebe um e-mail de confirmação – pagamentos por cartão de crédito são recebidos na hora, já os por boleto bancário levam 24h para serem efetuados .

Captura de Tela 2018-09-04 às 11.38.31

O passo seguinte é acessar sua conta no Sistema de Agendamento para marcar a data da sua visita ao CASV e ao Consulado/ Embaixada – no CASV é realizada uma coleta biométrica (impressões digitais e foto digital). Desde dezembro de 2017, os solicitantes de Porto Alegre não necessitam comparecer ao CASV antes da entrevista no Consulado.

Fique atento com os agendamentos, pois a ida ao Consulado é agendada primeiro e depois a data no CASV. Mas, primeiro você deve se apresentar ao CASV e depois ao Consulado. Está tudo invertido, cuidado!

Depois que escolher as datas que mais se encaixam na sua rotina, basta confirmar e aguardar os dias marcados! Lembrando que você será direcionado para uma página de confirmação/ instruções, ela é muito importante e precisa ser impressa.

Menores de 14 anos que estão solicitando o visto não precisam comparecer ao CASV e/ou ao Consulado. O responsável deverá apresentar a documentação do menor de idade, incluindo uma foto impressa (5X5), ao representar a criança.

Atente também pois todos os documentos apresentados nas entrevistas devem ser originais.

1 – CASV

Os CASVs são responsáveis por coletar suas digitais e fazer uma foto 5×5 – fique atento ao seu look no dia da visita ao CASV, pois existem algumas exigências para a fotografia que podem ser conferidas aqui.

O que levar?

– passaporte atual válido (o passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos)

– página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160

– página de confirmação/ instruções do agendamento da entrevista

Captura de Tela 2018-09-02 às 22.19.36
Em Brasília, Recife e Rio de Janeiro é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia.

2 – Entrevista no Consulado/ Embaixada

Depois de comparecer ao CASV você deve ir ao Consulado na data agendada. Veja aqui os endereços dos Consulados/ Embaixadas dos EUA no Brasil.

O que levar?

– passaporte (o passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos)

– página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160

– página de confirmação/ instruções do agendamento da entrevista

– entrevista em família: certidão de casamento (cônjuge) e/ou certidão de nascimento (para crianças solteiras até 21 anos)

Aqui você pode conferir todos os documentos obrigatórios para a entrevista, além de documentos adicionais que podem ser úteis para a aprovação do visto – normalmente, os documentos adicionais são papéis que comprovam sua capacidade de pagar pela viagem, seu vínculo com o Brasil e, de certa forma, garantem que você  irá voltar após sua estadia nos EUA. Vale levar tanto no CASV quanto no Consulado o comprovante de pagamento da taxa MRV, pois pode acontecer de solicitarem.

Capa:

Steve Harvey

Um comentário sobre “Visto de turista para os EUA: como agendar a entrevista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s