Quem está habituado com São Paulo já sabe: o que não falta nas ruas da cidade é street art. Não é nem um pouco difícil encontrar a famosa arte de rua dando vida e cor às paredes de essepê. Entretanto, um cantinho de Sampa ganhou uma atenção especial em termos de grafite: o Beco do Batman
O Beco do Batman é nada mais nada menos que uma ruela cheinha de desenhos localizada na Vila Madalena, bairro charmoso e boêmio na Zona Oeste de São Paulo. Tudo começou em meados dos anos 1980, quando lugar ganhou fama. Certo dia, um desenho do Batman (personagem homônimo criado pela DC Comics) foi encontrado em uma das paredes da travessa. A partir daí, muitos estudantes de artes plásticas foram atraídos para o local e passaram a colorir os muros da rua com desenhos psicodélicos. Assim, o Beco do Batman tornou-se parada obrigatória para os fãs de grafite.

Hoje, o Beco já é consagrado como uma galeria a céu aberto, além de um importante ponto turístico de São Paulo, que atrai visitantes e artistas do mundo inteiro.
A parte mais legal do Beco, na minha opinião, é que os desenhos mudam constantemente, fazendo da ruela um lugar inconstante, onde sempre tem algo de novo para descobrir e apreciar. Além disso, por conta dessa frequente mudança, vários artistas tem a oportunidade de deixar sua marca nesse espaço que é tão importante para a arte urbana. Aliás, o próprio desenho que deu nome ao Beco desanda sob camadas de tinta dos mais diversos artistas.
Muitas pessoas não sabem, mas para que um desenho substitua outro há toda uma política e curadoria entre os artistas – um artista nunca deve pintar sobre a obra de outro sem a devida autorização. Normalmente, as paredes ganham novas cores quando um desenho já está desgastado – diante deste cenário, o artista é consultado, podendo restaurar a obra ou passar a parede para outro.

Acredito que a melhor forma de conhecer o Beco do Batman é a pé, a partir da estação Vila Madalena (linha 2 verde do metrô) ou da estação Fradique Coutinho (linha 4 amarela do metrô), afinal os arredores do Beco também são cheios de grafites e de estabelecimentos diferentões e gostosinhos de gastar um tempo, seja para consumir algo ou apenas para olhar os produtos.
O Beco do Batman é um daqueles lugares que está sempre movimentado e o que não falta é gente fazendo ensaio fotográfico ou produção audiovisual por lá – a ruela é considerada um dos locais mais fotogênicos de São Paulo, inclusive. Por isso, vá sem pressa e com tempo de curtir seu passeio.
E não esqueça sua câmera quando passar por lá, pois assim você contribui para eternizar toda aquela arte!

Serviço
Beco do Batman
Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena – São Paulo
Um comentário sobre “Beco do Batman: alô alô arte urbana”