Depois de 2 anos, finalmente usei mais uma vez o ônibus Azul para me deslocar entre a cidade de São Paulo e o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Usei o ônibus pela primeira vez lá em 2022; mas como 2024 trouxe algumas mudanças para esse serviço oferecido pela Azul, resolvi falar aqui (de novo) minhas impressões sobre a experiência. 🙂
Se você está pensando “mas o que é isso de ônibus Azul?”, calma! Desde 2010 a companhia aérea Azul oferece um serviço de ônibus gratuito entre São Paulo e o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Mas vamos lá:
Principais novidades
- A partir de 1º de agosto de 2024, os ônibus passaram a operar exclusivamente nos trechos Aeroporto de Congonhas > Aeroporto de Viracopos e Aeroporto de Viracopos > Aeroporto de Congonhas. Antes, haviam mais pontos de embarque em São Paulo.
- Com a mudança de rota, vieram novos horários de partida. No site você pode conferir todos os horários de saída e chegada em ambos aeroportos. Mas, via de regra, são sete opções de horários que servem para todos os dias da semana, inclusive feriados.
Minhas impressões
No final de setembro de 2024 utilizei o ônibus saindo do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde peguei um voo para a cidade de Vitória (ES).
Dessa vez foi muito mais fácil chegar ao balcão do ônibus, agora localizado na área de embarque do aeroporto. Assim como da primeira vez, cheguei com alguns bons minutos de antecedência em relação ao horário de partida do ônibus escolhido. Mas, agora, já havia uma fila considerável de pessoas aguardando para retirar a senha para embarcar no ônibus – talvez por ser domingo, mas muito provavelmente pela redução do número de horários e pontos de saída.
Faltando mais ou menos 30 minutos para a partida, um funcionário da Azul distribui senhas (por ordem de chegada) para embarcar no ônibus. Ou seja, sem o papelzinho da senha, sem embarque.
O ônibus chegou na plataforma pontualmente, mas apesar das senhas e da fila já formada, assim que o veículo estacionou as pessoas começaram a se amontoar no meio fio, gerando aquele caos desnecessário.
Falta educação nas pessoas? Sim. Mas acho que continua faltando, por parte da Azul, certa organização na hora do embarque e desembarque.
Aproveitando esse gancho da desorganização, se você precisar guardar sua mala no bagageiro do ônibus, minha recomendação continua sendo “tente ocupar os assentos da frente”. Isso porque as malas são simplesmente colocadas lá e depois depositadas na calçada do ponto final, sem nenhuma etiqueta de identificação ou algo do tipo. Então, pensando em São Paulo, vale ter a atenção dobrada nessa hora!
No mais, acredito que continua sendo um serviço que vale super a pena, especialmente no trecho de ida, quando você consegue planejar seus horários com mais calma e se programar para chegar no local de partida do ônibus Azul. 😉
Ah! Em geral, os ônibus são muito confortáveis e alguns contam até mesmo com Wi-Fi! É literalmente se acomodar e curtir a estrada.
O que você precisa saber?
- É possível conferir os horários de saída e chegada do ônibus no site da Azul; ou basta digitar “ônibus Azul” no Google.
- Não é possível reservar lugar no ônibus, então é importante considerar essa detalhe na hora de programar seus horários, especialmente se você pretende utilizar o serviço antes do seu voo. A Azul recomenda chegar ao local de saída do ônibus Azul “com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência em relação ao horário de partida previsto para este ônibus.“
- Isso porque para garantir o transporte é necessário retirar uma senha (que funciona por ordem de chegada) no guichê que fica na própria parada.
- O serviço é gratuito e pode ser utilizado por todos os clientes da Azul. É só apresentar o cartão de embarque e um documento com foto na hora de retirar sua senha para embarcar no ônibus.
- A Azul recomenda que os viajantes escolham o ônibus cujo horário previsto de chegada ao aeroporto tenha, no mínimo, 60 minutos de antecedência em relação ao horário de partida do seu voo para voos domésticos. No caso de voos internacionais, considere pelo menos 4 horas.
- O ônibus funciona de segunda a domingo, inclusive em feriados!
- Confira sempre o dia e horário do seu voo e avalie direitinho a questão do horário de partida do ônibus considerando feriados, fim de semana e, bem, o trânsito da cidade de São Paulo para driblar possíveis atrasos!
Você já usou o ônibus da Azul? Conte como foi nos comentários! 🚌
Capa:





Deixe um comentário