Terra do Fogo, fim do mundo, capital das Ilhas Malvinas… Ushuaia! Confesso que a também conhecida como a “cidade mais austral do mundo” nunca fez parte da minha listinha de lugares para conhecer. Mas quando pisei para fora do avião no bucólico Aeroporto Internacional de Ushuaia em meio a um típico vendaval e sob o céu amarelado de fim de tarde emoldurado pelos Andes, soube de cara que seria impossível não voltar para a cidade.
Antes da viagem, vasculhei a internet e separei alguns passeios que achei interessante, mas optei por programar tudo uma vez estando lá por conta do clima (afinal, a maioria dos passeios são de natureza) e moeda (não compensa fechar passeios no Brasil, você vai pagar muito mais caro).
Mas a verdade é que minhas expectativas não estavam muito altas e, talvez por isso, minha experiência em Ushuaia foi muito melhor do que eu poderia imaginar! Não faltam opções de passeios para quem, como eu, ama estar em contato com a natureza – sem contar que a região é muito, muito rica quando o assunto é fauna e flora (e o Guia de Aves da Terra do Fogo que comprei por lá não me deixa mentir que Ushuaia é muito mais do que neve, ski e pinguins!).
Sendo assim, abaixo veja os 7 passeios para você aproveitar a cidade mais austral do mundo, segundo a minha opinião! (hehe) 🔥
1. Museu Marítimo e do Presídio
Pouco conhecido, porém parada obrigatória para quem vai a Ushuaia, na minha opinião!
O museu está localizado no final da Avenida San Martín, no antigo prédio do presídio – peça chave para a formação da cidade. Além da entrada ser em conta (em outubro de 2023 estava 12.000 pesos), é possível voltar em até 48h para concluir a visita e aprender sobre a história região e de figuras sombrias que passaram por lá.
2. Glaciar Martial

O trekking no Glaciar Martial foi um dos mais legais que fiz em Ushuaia! Para começo de conversa, é de graça. Além disso, a caminhada é fácil e a trilha até o primeiro mirante da geleira, que está a 1.050 metros acima do nível do mar, bastante movimentada.
O início da rota é logo ao lado da Casa de Té, uma casa de chá e cafeteria no pé da montanha. E para chegar ao Glaciar basta pegar um táxi ou remi de qualquer ponto da cidade – muito provavelmente o trajeto não vai passar dos 15 minutos. Quanto a volta, não se preocupe! Existe um ponto de táxi em frente a casa de chá. 😉 Aqui, o importante é se atentar ao clima e horário para evitar fazer a caminhada com chuva, neve ou ao anoitecer.
Em outubro de 2023 pagamos 2.500 pesos pelo aluguel de grampos para as botas já que o caminho estava com bastante neve. Os equipamentos podem ser alugados na lojinha que fica no começo da trilha.
3. Canal de Beagle

Há quem diga que quem vai a Roma e não visita o Vaticano não foi a Roma; bem, no caso de Ushuaia, o Vaticano seria o tradicional passeio de catamarã pelo canal de Beagle, também conhecido como navegação.
Há diversas empresas que vendem esse passeio e acredito que mesmo nos meses de verão é bastante tranquilo fechar diretamente em Ushuaia. As agências ficam localizadas na Avenida Prefectura Naval Argentina, bem em frente ao Centro de Informações Turísticas.
Em geral, as operadoras seguem o mesmo roteiro pelo Canal de Beagle, passando pelo Farol do Fim do Mundo e algumas indo até a famosa ilha dos pinguins, a Isla Martillo, para que os visitantes possam observar os animais – por lá, dependendo da época do ano, é possível ver pinguins-de-magalhães, gentoos e também o pinguim-rei. Mas atenção: se você quer descer na ilha e caminhar com os pinguins, saiba que apenas a Piratour é autorizada a fazer esse passeio.
4. 4×4
Sem dúvidas um dos passeios mais legais da viagem! 🛻
Esses tours levam os viajantes para os lagos Escondido e Fagnano pela Ruta 3 e, normalmente, contam com paradas estratégicas para vinhos e frios em cabanas em meio aos bosques fueguinos. Além de, claro, serem regados a muito barro e adrenalina no melhor estilo off road!
Fizemos o passeio de 4×4 com a Brasileiros em Ushuaia e fechamos por lá mesmo com poucos dias de antecedência.
5. Trekking Laguna Esmeralda

A partir da Ruta 3 é possível adentrar na trilha de quase 5km rumo a Laguna Esmeralda, um lago alimentado pelo Glaciar Ojo del Albino e que, dependendo da época e condições climáticas, apresenta a coloração esmeralda. Quando fui, em outubro de 2023, a laguna estava descongelando, mas nem por isso estava menos bonita. Aliás, essa trilha já é linda por si só e garante castoreiras e caminhada pelas turbas fueguinas.
Vi algumas pessoas comentando que é possível fazer essa trilha sem guia ou agência, mas a não ser que você seja um expert, não recomendo! Especialmente nos meses de inverno e transição (como é o caso de outubro), a trilha pode ser bastante traiçoeira. Também fizemos esse passeio com a Brasileiros em Ushuaia!
6. Avenida San Martín
A principal rua de Ushuaia tem mais ou menos 1km de extensão e para além da paisagem deslumbrante e contrastante entre cidade e cordilheira dos Andes, é na avenida que se encontra a maior parte das lojinhas de souvenir, restaurantes, cafeterias, agências de turismo e chocolaterias!
7. Trem do Fim do Mundo e Parque Nacional
O atual Trem do Fim do Mundo reproduz os 7km finais da rota feita pelos detentos do presídio de Ushuaia em direção ao Monte Susana para a extração de madeira. O passeio dura mais ou menos 40 minutos e durante o percurso escutamos a história da ferrovia da cidade enquanto contemplamos a paisagem.
A parada final é dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego, sendo o Trem do Fim do Mundo uma das forma de acessar o parque, que é um dos mais importantes da Argentina e o único do país que engloba mar, terra e montanha. 🗻
Muitas agências fazem passeios de meio dia pelo Parque Nacional, levando os visitantes para os principais pontos de van. No entanto, a graça do parque está justamente em curtir a natureza e percorrer as diversas trilhas que existem por lá. Então eu recomendo fortemente que você dedique pelo menos dois dias para conhecê-lo e explorá-lo por conta própria – se você tiver carro próprio, melhor; senão, você pode combinar uma logística de ida/ volta com algum taxista da cidade.
Se você já foi para Ushuaia, conta aqui qual outro passeio não pode faltar! 👇
Confira outros conteúdos sobre a Argentina no A Gi Viaja! 🇦🇷
Capa:
Faro Les Éclaireurs, ou Farol do Fim do Mundo, fotografado durante a navegação pelo canal de Beagle. Foto: arquivo pessoal





Deixe um comentário