Três Vassouras: o restaurante da saga Harry Potter em Hogsmeade (Islands of Adventure)

Como fã do universo mágico criado por J.K.Rowling, poder circular pelo Wizarding World, observar cada mínimo detalhe e experimentar seus cheiros e sabores é um sonho. Felizmente, posso afirmar que já estive em Orlando, e consequentemente nos parques, mais de uma vez; mas, foi somente durante minha última visita (novembro/ dezembro de 2018) que pude almoçar em um dos restaurantes da saga Harry Potter.

No dia em questão, eu estava entre o Três Vassouras (Three Broomsticks), em Hosgmeade (Islands of Adventure), e o Caldeirão Furado (Leaky Cauldron), no Diagon Alley (Universal Studios). Pelo título, você já deve ter adivinhado que o escolhido foi o Três Vassouras. Lembrando que não é necessário efetuar reserva para comer em qualquer um dos dois restaurantes; ambos são quick service (serviço de balcão).

WWHP Três Vassouras

Para quem não sabe, o Três Vassouras é um pub frequentado por Harry, Ron e Hermione durante suas visitas ao vilarejo bruxo de Hogsmeade. No mundo mágico, a casa é comandada por Madame Rosmerta e foi palco de acontecimentos relevantes para a saga do bruxinho, como a descoberta da relação entre Harry e Sirius Black e o colar amaldiçoado recebido por Katie Bell. Além disso, é no Três Vassouras que Harry bebe sua primeira caneca de Butterbeer (cerveja amanteigada), em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

O Três Vassouras fica ao lado da doceira Dedos de Mel (Honeydukes) e está próximo ao portal de entrada do vilarejo – entrando pelo The Lost Continent e Seuss Landing. Apesar de externamente ser semelhante à maioria das construções de Hogsmeade, é bastante fácil identificar o restaurante por conta das três vassouras que decoram a porta principal. Por dentro, o lugar é incrivelmente semelhante ao que lemos nos livros e vemos nos filmes. O ambiente é rústico, aconchegante e possui um ar de magia e mistério – deve ser muito legal poder experimentar o Três Vassouras durante o fim de tarde de um dia frio e nublado.

WWHP Três Vassouras entrada

Como já mencionado, o Três Vassouras é um restaurante quick service, mas não por isso é bagunçado ou serve pratos de pouca qualidade. Apesar de não oferecer uma grande variedade de iguarias, a casa inova ao passar longe dos hambúrgueres, das fatias de pizza e até mesmo dos refrigerantes. Os bruxos e trouxas que visitam Hogsmeade encontram no Três Vassouras opções de café da manhã e saborosos pratos típicos ingleses para almoço e janta, além de sucos (maçã, laranja e abóbora) chás, gillywater (água do universo mágico) e cerveja amanteigada.

Vale apontar que mesmo com alguns pratos ingleses, o pub está dentro de um parque nos Estados Unidos. E isso quer dizer que você pode esperar por um tempero carregado, como ocorre em grande parte dos restaurantes do país, e pratos muito bem servidos. Ao meu ver, algumas iguarias do Três Vassouras podem satisfazer tranquilamente mais de uma pessoa – obviamente, isso depende do apetite de cada um.

Para quem curte pequenas economias durante a viagem, uma dica é pedir tap water (ou cup of water) nos restaurantes, ou seja, água da torneira. É bastante natural pedir pela tap water nos States uma vez que ela não é cobrada pelos estabelecimentos – e pode ficar tranquilo, pois a água é filtrada e segura para beber. Geralmente, é servido um copão de água com gelo e você pode pedir quantas vezes quiser. Obviamente, apesar da água nos EUA ter qualidade de alto padrão, não peça pela tap water se você não for com a cara do lugar. Caso queira se aprofundar mais sobre a tap water, leia esse texto (em inglês).

WWHP Três Vassouras prato
Rotisserie Smoked Chicken Platter ($12.99)

Três Vassouras é um pouquinho diferente dos demais restaurantes quick service. Isso porque apenas uma das entradas possibilita sentar e comer dentro do estabelecimento. Claro que é totalmente possível entrar no restaurante somente para conhecer e tirar fotos. Mas, se a intenção é fazer uma refeição na parte interna, você deve entrar pela porta principal e aguardar em uma fila a sua vez de pedir. Além disso, após ter sua bandeja em mãos, é necessário esperar em uma outra fila até que um funcionário acompanhe você e seu grupo de trouxas até a mesa – por lá, todas as mesas têm uma plaquinha de reservado e elas só podem ser retiradas pelos funcionários (outro fator que impede quem entra por outras portas de escolher uma mesa e se sentar).

Por dentro, o Três Vassouras está interligado com o Cabeça de Javali (Hog’s Head), um bar onde é possível encontrar cerveja e outros drinks alcoólicos. Como os lugares estão ligados, algumas mesas do Três Vassouras estão no Cabeça de Javali. Vale apontar que na parte externa dos pubs há um espaço com mesas sem a plaquinha de reservado.

Para facilitar a vida de muitas pessoas, e otimizar o tempo na hora do pedido, há uma vitrine no início da fila de entrada com todos os pratos disponíveis no cardápio. Dentre algumas das iguarias servidas durante o almoço e jantar estão a Shepherd’s Pie with Garden Salad (torta “do pastor” com carne moída, cordeiro, vegetais e batata, $14.49), Chicken and Ribs Platter (frango e costelas, acompanha espiga de milho e batatas, $15.99), Beef Pasties with Garden Salad (tortinhas recheadas com carne moída, legumes e batata, acompanha salada, $9.99) e Spare Ribs Platter (costelas servidas com espiga de milho e batatas, $16.99).

Para os que são mais chatinhos na hora de comer ou para aqueles que não gostam de arriscar muito nas refeições, sugiro o clássico inglês Fish & Chips (peixe empanado com batata frita e molho tartar, $15.99) ou a famosa e tradicional Turkey Leg (acompanha batata frita, $14.99). O restaurante oferece menu infantil que, entre outros pratos, conta com uma versão menor do Fish & Chips (acompanha uvas) e com o Macaroni Cheese (clássico macarrão com queijo dos States). Qualquer prato do cardápio para crianças sai por $6.99. O Três Vassouras também oferece algumas opções de saladas e porções (como espiga de milho, batatas temperadas, baked potato e fruta). De sobremesa, os destaques são o sorvete de cerveja amanteigada (Butterbeer Ice-Cream, $5.49) e o Chocolate Trifle (bolo de chocolate em camadas, com cereja e creme, $3.99)

O pub serve também o chamado The Great Feast, ou seja, um banquete para quatro pessoas por $59.99 (outros guests podem ser adicionados pelo valor de $14.99 cada). A “porção família” conta com salada de entrada e frango e costela de prato principal (acompanha espigas de milho e batatas) – nada muito diferente dos outros pratos da casa.

Quando fui, escolhi o Rotisserie Smoked Chicken Platter; só de lembrar o sabor das batatas e do milho já fico com água na boca. O prato estava muito gostoso e era bastante farto. Apesar de adorar cerveja amanteigada, achei que não combinava com almoço e optei pela tap water. Gastei $13.84 em meu almoço temático ($12.99 + tax) e digo tranquilamente que achei o preço justo, pela quantidade e qualidade da refeição. Fora que poder comer no Três Vassouras significou realmente fazer parte do Wizarding World – acho incrível essa sensação que os parques conseguem despertar em nós, fãs.

WWHP Três Vassouras salão

Estive no Três Vassouras em 6 de dezembro de 2018 por volta do meio dia. Talvez por conta do horário a casa não estava cheia, ainda que movimentada – apesar da fila para o balcão de pedido, da espera pelo prato e da fila para ir até a mesa, foi tudo muito rápido e fluido. De qualquer forma, considero importante levar o horário e a época do ano em consideração antes de fazer uma refeição no Três Vassouras, pois o lugar é bastante procurado por muitos fãs que circulam pelo parque.

Serviço

Three Broomsticks

The Wizarding World of Harry Potter (Hogsmeade), Islands of Adventure, Universal Orlando

Café da manhã/ Almoço/ Janta

Horário de funcionamento: varia conforme os horários do parque, cheque através do site, app ou telefone

Preço: $

Quick service 

Site

Menu (café da manhã/ almoço e janta)

Three Broomsticks no TripAdvisor

Os valores e pratos que constam neste post são referentes à novembro/ dezembro de 2018.

Capa

Ilustração oficial do Três Vassouras publicada no Pottermore (via)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s