No ar rarefeito: o livro que inspirou o filme Evereste

No ar rarefeito é um livro bibliográfico escrito pelo jornalista e alpinista norte-americano Jon Krakauer, mesmo autor do livro Na natureza selvagem. Fato é que os eventos narrados em No ar rarefeito foram vivenciados pelo próprio Krakauer em 1996, durante uma trágica expedição rumo ao topo do Evereste.

A revista Outside contratou o jornalista para escrever um artigo sobre a comercialização do pico – na época, a concorrência entre empresas para levar clientes ao topo do mundo era gigante. Krakauer participou da expedição guiada pelo experiente alpinista Rob Hall, a Adventure Consultants. Em 10 de março de 1996, após muitas dificuldades, ele conseguiu atingir os 8848 metros de altitude. Porém, a descida do  topo do Evereste foi acometida por uma série de fatalidades que culminaram com a morte de diversos alpinistas.

O livro nasceu diante da tentativa do jornalista de esclarecer e apurar melhor os fatos que ele narrou no artigo publicado na Outside logo após sua volta do Himalaia. Além disso, parece uma forma dele se redimir por ter sobrevivido enquanto que muitos de seus companheiros perderam a vida.

Vale pontuar que o próprio Krakauer assume diversas vezes ao longo do livro que muitos eventos narrados são descritos a partir da lembrança e vivência dele. Em outras palavras, embora ele tenha apurado os fatos e, consequentemente, conversado com os outros sobreviventes, alguns dos episódios do livro nasceram a partir da percepção do autor.

Ao longo de No ar rarefeito, Krakauer narra em detalhes os sentimentos de alguém que se arrisca para alcançar o topo do mundo. Além disso, a narrativa conta com ricas informações relacionadas ao povo sherpa, montanhismo e a administração do Nepal e China (Tibete)  sob o Evereste. O livro também aborda a questão da expedição guiada e seus pontos positivos e negativos. É uma discussão muito importante e Krakauer consegue aprofundar o assunto em suas páginas, fazendo com que cada um tenha sua opinião sobre o tema.

Sobre o Evereste

O Evereste faz parte da Cordilheira do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo. A cordilheira tem 2500 km de comprimento e abrange cinco países: Paquistão, Índia, China (Tibete), Nepal e Butão.

O Monte Evereste está localizado na fronteira entre China (Tibete) e Nepal. A altitude, de 8848 metros, garante sua classificação como montanha mais alta do mundo.

Para os sherpas, povo nativo da região, a região do Evereste se chama Sagarmatha e o pico é respeitado como lar da deusa Chomolungma,  a deusa-mãe do mundo –  é ela que fornece energia vital para moradores e visitantes. Antes da escalada, os alpinistas aderem a um ritual para pedir a Chomolungma, e os deuses que habitam a montanha, permissão e passagem segura por suas terras.

Ficha técnica

captura-de-tela-2017-02-22-as-17-56-46

Título: Into thin air (No ar rarefeito)

Autor: Jon Krakauer

Ano: 1997

Páginas: 288

Editora no Brasil: Companhia de Bolso

ISBN: 8535908471

Capa

Martin Jernberg

Deixe um comentário

Eu sou a Gi!

Uma tempestade de areia em Paracas, no Peru, em 2014, fez com que batesse a vontade de criar um blog para compartilhar algumas aventuras e, claro, as famigeradas dicas de viagem! Seja muito bem-vinda ou muito bem-vindo ao meu espaço.

Não sai dos meus ouvidos

Crie um site ou blog no WordPress.com