Drama, mistério, ação e ficção compõem universo de Sense8

Sense8 é uma série de drama e ficção científica lançada em Junho de 2015 pela Netflix. A dupla de irmãs Lilly e Lana Wachowski, conhecidas pela trilogia Matrix e pelo filme V de Vingança, ficou responsável pelo roteiro e pela produção. O elenco é bastante variado, contando com atores de várias nacionalidades, como a inglesa Tuppence Middleton (Bones e Ascensão de Júpiter), a indiana Tina Desai (O Exótico Hotel Marigold) e o espanhol Miguel Ángel Silvestre (Os Amantes Passageiros).

Ambientada nos dias atuais, a série conta a história de oito pessoas: Capheus Van Damme, um simples motorista de van em Nairobi; Kala Dandekar, uma farmacêutica indiana; Lito Rodrigues, um ator mexicano que esconde sua homossexualidade; Nomi Marks, uma mulher transexual e hacker de São Francisco; Riley Blue, uma DJ que vive em Londres para fugir de seu passado na Islândia; Sun Bak, coreana que é economista de dia e amante da luta durante a noite; Will Gorski, um policial de Chigago; Wolfgang Bogdanow, um alemão arrombador de cofres.

sense8

Após terem uma visão simultânea de uma mulher se suicidando, eles descobrem sua capacidade de se conectarem tanto no âmbito mental quanto emocional, o que os leva a vivenciar os sentimentos e experiências uns dos outros, além de adquirirem as habilidades e os conhecimentos alheios – eles são chamados de sensates. Cada um dos personagens vive em uma parte diferente do mundo e, consequentemente, possuem vidas totalmente distintas. Ao longo dos doze episódios da primeira temporada da série, as oito pessoas aprendem a lidar com suas capacidades; também são desenvolvidas as características pessoais de cada personagem, além da forma pela qual eles passam a lidar entre si. Em meio à tal situação, Jonas, um homem também sensate, passa a ajudar e alertar os oito protagonistas sobre Sussuros, homem misterioso que caça pessoas sensates por um motivo ainda não revelado no seriado.

O fato de a série ser gravada em nove cidades diferentes (Chicago, São Francisco, Londres, Berlim, Seul, Reykjavík, Cidade do México, Nairobi e Mumbai), faz com que ela tenha um toque especial de realidade, pois mostra ao telespectador aspectos peculiares de cada cultura. Além disso, é muito interessante que a produção de Sense8 optou por incluir em suas filmagens não só pontos turísticos, mas também eventos próprios de cada região gravados em tempo real, como a Parada Gay de São Francisco e o Festival de Ganesha em Mumbai.

Sense8 é uma série inovadora no que diz respeito ao formato das filmagens. Os efeitos especiais são feitos por meio das câmeras. É de forma banal e simples que as cenas mais legais da série, quando um sensate se conecta a outro e transitam entre realidades, são feitas: coreografias atreladas a um truque de passar por baixo das câmeras, não passa de um troca-troca muito bem feito. O famoso fundo verde não é usado nas gravações de Sense8, por isso todo o elenco é levado para as diferentes locações e, assim, a mesma cena é filmada mais de uma vez

A trilha sonora escolhida para Sense8 encaixa perfeitamente na proposta da série, de transcender os limites da mente e de se conectar. Na maioria das cenas, a música é fundamental para o momento do personagem, a conexão entre o som e o sentimento ocorre de forma incrível. A trilha é composta por artista/ músicas de diversas partes do mundo, o que estabelece um evidente diálogo com os personagens.

Contudo, o grande diferencial de Sense8 é o fato da trama lidar com pessoas em sua essência. A grande maioria das séries atuais se preocupa em desenvolver os fatos em detrimento dos personagens. E é justamente essa inversão que faz de Sense8 uma série interessante de se ver, pois o ser humano é claramente explorado em todos os seus aspectos. Seus medos, frustações, desejos e alegrias estão expostos ao telespectador ao longo de uma história que é totalmente humana.

A segunda temporada da série teve seu primeiro episódio lançado no Natal de 2016 e os demais em 05 de Maio de 2017. Dentre as novidades da nova temporada, está a substituição do ator Aml Ameen (Capheus Van Damme) devido à desentendimentos com a diretora Lana Wachowski. Em seu lugar, entrou Toby Onwumere (The Book of Dallas). Além disso, dessa vez série contou com gravações feitas durante a Parada LGBT de São Paulo (!!!).

Infelizmente, após a segunda temporada, o seriado não foi renovado e o cancelamento de Sense8 foi anunciado em 01 de junho de 2017. Entretanto, para dar um desfecho à historia e agradar os fãs, um episódio final foi lançado na Netflix em 8 de junho de 2018. De acordo com nota publicado pelo ator Brian J.Smith (Will Gorski) em seu Twitter um dia após o anúncio do fim da série, basicamente, a audiência de Sense8 não correspondia ao valor investido para sua realização.

Ficha técnica

Título: Sense8 (temporada 1 & 2)

Ano: 2015

Lançamento: 5 de Junho de 2015

Encerramento: 8 de Junho de 2018

Distribuição: Netflix

Gênero: drama, ficção científica

País: Estados Unidos

Roteiro: J. Michael Straczynski e Lilly e Lana Wachowski

Produção: J. Michael Straczynski e Lilly e Lana Wachowski

Direção: Dan Glass, James McTeigue, Lilly e Lana Wachowski e Tom Tykwer

Elenco: Alfonso Herrera, Aml Ameen, Anupam Kher, Brian J.Smith, Daryl Hannah,Doona Bae, Freema Agyeman, Jamie Clayton, Max Riemelt, Miguel Ángel Silvestre, Naveen Andrews, Tina Desai, Terrence Mann e Tuppence Middleton

Classificação: 18

Duração dos episódios: 55 minutos

Atualizado em: 6 de agosto de 2018 às 09h55.

Um comentário sobre “Drama, mistério, ação e ficção compõem universo de Sense8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s